domingo, 11 de novembro de 2018

COMO FAZER PÃO SEM ERRO - DICAS PARA FAZER PÃO




   Pão caseiro é uma delícia, mas para que ele cresça, fique fofinho e úmido, alguns cuidados precisam ser tomados, pensando nisso, montei este post com dicas de como fazer pão sem erro.
   
   Se você nunca se arriscou a fazer pão em casa ou se já tentou e não deu certo, dá uma olhada neste texto e depois corre para a cozinha que desta vez seu pão vai fazer sucesso!

Como fazer pão sem erro:

1. Tipo de fermento: em geral, o fermento usado em massas para pães, pizzas e esfihas é o fermento biológico, que pode ser encontrado fresco ou seco. Eu já usei dos dois tipos e não vejo muita diferença no resultado, mas conheço quem diga que o fermento fresco é bem melhor.
O fermento seco equivale a 1/3 da quantidade do fermento fresco, ou seja, se a receita pede 30g de fermento fresco e você for utilizar o fermento seco, o correto é utilizar 10g do seco, em geral essa informação está na embalagem do produto.
O fermento fresco deve ser armazenado na geladeira, já o seco deve ficar fora em local fresco e em um recipiente bem vedado, mas sempre consulte a embalagem para ver a indicação de armazenamento do fabricante.

2. Calor demais: o erro mais comum que vejo acontecer é aquecer demais o líquido (água ou leite) que irá ativar o fermento, está deve estar levemente morna, pois passando dos 40ºC, o calor mata o fermento e seu pão não cresce. Se você mora regiões quentes nem é preciso aquecer a água/leite, o próprio calor gerado ao sovar a massa já ativará seu fermento.
Na dúvida, faça como eu e ative o fermento antes de adicionar os outros ingredientes, assim você não perde tempo e ingredientes. E se quiser precisão, você também pode investir em um termômetro culinário (o meu é este aqui, mas achei outros legais também, estão aqui, aqui, aqui e aqui!). Deste jeito, só tem como fazer pão sem erro!

3. Fermento come açúcar: mesmo que esteja fazendo um pão salgado, o fermento biológico deve ser ativado com açúcar, pois o fermento precisa de algo para se alimentar, e o açúcar faz este papel.

4. Fermento não gosta de sal: O sal também é outro elemento que pode matar o fermento, por isso é importante não colocá-los em contato direto, em geral, eu o espalho sobre a farinha nos cantos do recipiente para evitar que isso aconteça.

5. De leve com a farinha: a farinha de trigo deve ser adicionada aos poucos, pois a umidade do ar e o tipo de farinha utilizada podem afetar (e às vezes muito) a quantidade necessária para sua massa. Vá adicionando durante a sova até que sua massa desgrude das mãos, ganhe consistência, porém ainda fique macia ao toque. Se sua massa ficar dura demais, adicione um pouco de líquido e continue sovando até chegar ao ponto ideal.

6. Ponto de sova: o ideal é sovar a massa do seu pão até que ela fique bem elástica e lisa. Um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar, se ela começar a “voltar”, está no ponto. Com o tempo fica mais fácil perceber o ponto certo, mas sovando por 10 a 15 minutos não tem erro. A sova é importante para ativar o glúten da farinha e deixar o seu pão com aquela textura gostosa, é um ponto essencial de como fazer pão sem erro.

7. Pão mais macio e úmido: essa dica é para a hora de assar. Coloque uma forma no forno no momento que estiver pré-aquecendo e quando for colocar o pão para assar, encha a forma que já estava lá com um pouco de água e deixe-a lá nos primeiros 15 minutos. Depois deste tempo retire a forma com água e deixe seu pão terminar de assar normalmente. Para não dificultar a retirada e evitar acidentes, não coloque muita água na forma.

8. Pão seco e duro: Depois de assado, não deixe o pão esfriar no forno, isso resseca seu pão e o deixa duro. Esta dica também vale para bolos.

9. Farinhas especiais: Não é muito fácil encontrar, mas existem farinhas de trigo mais “fortes” (com mais glúten) que são mais indicadas para preparo de pães e pizzas, se achar por aí, vale a pena.

Mais informações no site abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!