sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dicas de Harmonização de Queijos e Vinhos

Bom dia,
Buscando conhecer mais os vinhos e as suas particulariades e principalmente sua harmonização com as refeições, encontrei no site do canal GNT uma reportagem da sommelier Deise Novakoski dicas de como combinar queijos aos Vinhos.
Segue abaixo na integra o artigo.
Desejo a todos um ótimo Final de semana.


A combinação de queijos e vinhos está entre as opções mais populares para receber amigos ou fazer um programa a dois sem sair de casa. Mas você sabe como harmonizar esses elementos corretamente? Pedimos para a sommelière Deise Novakoski, apresentadora do quadro 'Líquido e certo' do programa 'Happy hour', do GNT, ensinar os segredos para montar uma mesa deliciosa.

Harmonização – Segundo Deise, a regra básica de harmonização é simples: queijos macios, como brie e camembert, pedem vinhos leves, como Pinot Noir. Queijos de massa dura, como grana padano e pecorino, combinam com vinhos mais estruturados, como Cabernet Sauvignon. “Quanto mais leve o vinho, mais macio precisa ser o queijo”, ensina ela.

Clima – O clima deve ser levado em consideração antes de preparar a mesa para servir queijos e vinhos. “Nos dias muito quentes, prefira os vinhos brancos, mais leves. Quem gosta de incluir frios entre os acompanhamentos pode servir peito de peru e blanquet”, diz Deise. “Deixe os frios gordurosos, como salame e pastrami, para servir em dias frios, com vinhos pesados. Ou ligue o ar condicionado bem forte, se não quiser abrir mão deles no calor”, complementa ela.

Estrutura – A sommelier explica que o segredo da harmonização é conhecer a estrutura do vinho antes de servir. “A estrutura está relacionada à quantidade de tanino que ele tem. Uma bebida com mais tanino exige um alimento com alto teor de gordura para fazer a harmonização”, garante Deise.

Economia – Queijos bem macios costumam ser mais baratos do que os de massa dura e podem servir como opção para quem precisa gastar um pouco menos. “O processo de fabricação dos queijos macios leva menos tempo e, por isso, o custo diminui”, afirma Deise.

Fonte. www.gnt.com.br/gourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!