segunda-feira, 30 de junho de 2014

ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM REFOGADO DE SARDINHA


 Ingredientes:
 - Para o purê:
1kg de mandioca limpa
2 colheres (sopa) de margarina (40g)
1 xícara (chá) de leite (240ml)
QB de sal

 - Para o refogado:
1 lata grande de Sardinha em Óleo (250g)
1 cebola picada (80g)
3 tomates médios sem pele, picados (240g)
1 colher (sopa) de cheiro verde picado (15g)
QB de sal
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado (20g)


Modo de Preparo:
 - Para o purê:
Corte a mandioca em pedaços de cerca de 2 cm e retire o "cordão central". Lave a mandioca cortada e coloque-a numa panela grande. Cubra com água e leve ao fogo alto, panela tampada. Cozinhe por cerca de 30 minutos até a mandioca ficar macia (ao espetar um garfo este entra sem dificuldade). Escorra e passe a mandioca pelo espremedor. Volte a mandioca espremida à panela e junte a margarina, o leite e o sal. Misture bem até obter um purê. Reserve.

 - Para o refogado:
Numa panela, aqueça o óleo da Sardinha e doure aí a cebola. Junte os tomates, o cheiro verde e tempere com sal a gosto. Refogue em fogo baixo por mais alguns minutos ou até os tomates começarem a desmanchar. Acrescente as Sardinhas e misture.

 - Montagem:
Num refratário médio, faça camadas na seguinte ordem: metade do purê de mandioca, em seguida o refogado de sardinha e o restante do purê de mandioca. Polvilhe a superfície com o queijo ralado e leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 20 minutos ou até que a superfície esteja ligeiramente dourada.

Observação: Como estamos em plena safra de mandioca e serem muito macias, não foi necessário colocar o leite. Acrescentei pimenta dama-de-moça no refogado e não coloquei o cheiro verde (esqueci). E por cima farinha de mandioca frita, conforme fotos.

Receita da Coqueiro Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!