sábado, 28 de junho de 2014

BOLO DE ALFARROBA COM ABACAXI


Ingredientes:
- Para o bolo:
1 xícara (chá) açúcar mascavo
3 xícaras (chá) de farinha (amêndoa, arroz, soja e amaranto), um pouco de cada
½ xícara (chá) de alfarroba
1 colher (sopa) de fermento
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de leite de soja
1 xícara (chá) de abacaxi

- Para o doce de abacaxi:
1 abacaxi médio picado em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de água
½  xícara (chá) de açúcar
5  cravos
1 anis estrelado

Modo de Preparo:
- Para o bolo:
Pre aqueça o forno a 200º C
Em uma vasilha misture bem: as farinhas, a alfarroba, o fermento e o açúcar. Em outra o leite de soja, o óleo e ovos. Coloque a mistura dos líquidos na mistura de farinhas e apenas misture sem bater, acrescente o abacaxi.
Coloque numa forma (35cm x 25cm) untada e enfarinhada (arroz), leve para assar por cerca de 20 minutos ou faça o teste do palito.

- Para o doce de abacaxi:
Leve ao fogo o abacaxi picado, o cravo, o anis estrelado, o açúcar e a água e deixe ferver durante 20 minutos. Deixe esfriar. Peneire.

Informação:
- Alfarroba:
é o fruto da alfarrobeira,  uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. Seus frutos são, na verdade, em forma de vagem. Enquanto jovens, são verdes; mas com o amadurecimento (que pode levar até um ano), a vagem fica escura, quase negra.
No interior destas vagens de alfarroba estão as frutinhas, que são classificadas como leguminosas. São bolinhas escuras e muito rígidas. Elas passam por um processo de torrefação e moagem, transformando-se em pó, que pode substituir o cacau.
A alfarroba pode ser encontrada em forma de farinha, bem como entre os ingredientes de inúmeros doces e outras receitas. Existem, inclusive, bombons e barras de chocolate, feitos com alfarroba. Ela é, portanto, um chocolate que não é chocolate.
O produto da alfarrobeira tem sabor adocicado, parecido com o do chocolate, porém deixa na boca um sabor de algo levemente queimado. Trata-se de uma opção para quem deseja consumir algo mais saudável.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!