domingo, 28 de outubro de 2018

MENTA & HORTELÃ




Menta, hortelã... Você, com certeza, já se viu diante de algum produto nestes dois sabores e deve estar se perguntando até agora qual a diferença entre eles.

O fato é que Mentha é um gênero botânico da enorme família das Lamiaceae, gênero esse que conta com uma grande quantidade de espécies que são vulgarmente chamadas de mentas ou hortelãs. Ou seja, na prática, é só uma questão de nomenclatura, pois, na verdade, tudo é menta.

Originárias da Europa, Ásia e Península Arábica, existem cerca de 25 espécies de mentas silvestres que se espalharam pelo mundo todo e se desmembraram numa grande quantidade de híbridos, já que a polinização das mentas acontece de forma cruzada, dando origem a uma infinidade de novas espécies. Essas novas espécies, embora biologicamente diferentes, acabam sendo muito parecidas na aparência, o que dificulta bastante a  classificação das mentas.

E não existe nenhuma diferença entre elas?
   Sim, existem várias diferenças que vão de aspectos biológicos a sabor e aroma bem distintos, conferindo a cada espécie particularidades e predisposição a usos bem diferentes.

No que tange à gastronomia, duas espécies se destacam e todas as outras acabam sendo consideradas como pertencentes a algum dos dois tipos que são:

1-  Mentha spicata L, que chamamos de menta (spearmint)

2- Mentha x piperita L, que chamamos de hotelã-pimenta (peppermint) ou só de hortelã, e que é a mais popular e refrescante de todas as espécies.

Em países de língua portuguesa, as espécies do gênero Mentha são popularmente conhecidas como hortelãs, embora o nome menta, por vezes, também seja utilizado. Especificamente aqui no Brasil, de forma geral, costumamos chamar todas as mentas de hortelã, com exceção do Sul do País, onde são chamadas de menta.

- Uso culinário:
Com um dos sabores e aromas mais conhecidos do mundo, as mentas são intensas, refrescantes, quentes e um tanto adocicadas.

Seu uso é comum em praticamente todas as cozinhas do mundo, predominantemente nas culinárias da Índia e Vietnã, do Oriente Médio, Norte da África e, também, países europeus como Inglaterra, Espanha e Itália.

As mentas condimentam carnes, legumes, saladas, doces, drinks e licores. Combinam bem com manjericão, cominhos, endro, gengibre, manjerona, orégano, salsa, pimenta e tomilho.

Acompanham muito bem todas as carnes de sabor marcante, como as caças exóticas e patos, além de ser parceira obrigatória da carne de cordeiro, inclusive em forma de geléia. São excelentes como ingrediente de molhos para guarnecer peixe e frango grelhados. Estão presentes nos kibes, kebabs e tabules árabes.

Combinam muito bem, também, com aromas cítricos e hortaliças de verão como  tomates, pepinos, batatas, berinjelas e abobrinhas. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.

As mentas aparecem, também, em uma grande quantidade de doces e guloseimas - bolos, tortas, sorvetes, cremes, chocolates, licores, xaropes, gelatinas, balas, pastilhas, chicles e bolachas, entre outras. O efeito refrescante da erva, ainda, realça saladas e ponches de frutas. É bastante utilizada, também, para decorar sobremesas e sopas.

E, claro, com as mentas você pode, ainda, fazer um chá maravilhoso, que pode ser tomado sozinho ou aromatizando chás preto ou verde.

- Forma de venda:
Fresca, desidratada ou em pó, embora a primeira tenha melhor aroma e sabor.
Normalmente, é vendida fresca, em buquê ou em vasinhos, em mercados, varejões ou feiras-livres. Escolha as folhas vistosas e evite as que estiverem murchas e manchadas.

- Como Conservar:
Seca: Guarde-a em vidros escuros, ao abrigo da luz, e não se esqueça de verificar o prazo de validade.

Fresca: Lave-a e guarde-a em saquinhos na geladeira, por alguns dias. Se plantada em vasinho, não esqueça de regá-la sempre.

Congelada: Lave bem as folhas da hortelã e pique-a, coloque-as em formas de gelo com água, leve-as a congelar, retire-as da forma e guarde-as em saquinhos fechados, próprios para alimentos.

Maiores informações no site abaixo:

Enciclopédia Britânica
Botanical online
Historiadores de la Cocina
Fleischmann
Wiipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!