segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TORTA DE BATATA CARÁ


Ingredientes:
1k de cará
1 cebola
1 cenoura
6 azeitonas verdes, ou se preferir pode usar salsinha.
QB de azeite
QB de sal

Modo de Preparo:
Descascar e colocar numa panela com água.
Cozinhar até ficar macio.
Escorrer e passar o cará pelo amassador de batatas, ainda quente.
Cortar a cebola em cubinhos e refogar em panela quente, com um pouquinho de azeite até ficar transparente. Juntar a cenoura também cortada em cubinhos. Tampar a panela e baixar o fogo (não precisa colocar água) e deixar cozinhar, mexendo sempre, até ficar macio. Temperar com shoyu e cozinhar mais um pouquinho.
Cortar a azeitona em cubinhos.
Misturar com a cenoura e a cebola e juntar ao purê de cará, temperar com sal e azeite. Espalhar numa forma untada com azeite e levar ao forno quente por no máximo 30 minutos. Se quiser pode pincelar com gema de ovo a superfície da torta.


Informação:
Batata Cará
É um tubérculo, cujo nome científico é Dioscorea alata L. O nome do cará na língua espanhola é “ñame", por esse motivo é bastante confundido com o inhame, especialmente na região Nordeste do Brasil.
Originário da África, mais especificamente das ilhas de Cabo Verde e São Tomé, o cará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, tendo se adaptado muito bem ao clima brasileiro. O tubérculo foi classificado pela primeira vez pelo padre José de Anchieta em seus escritos.
É um alimento altamente energético, possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (Niacina) e B1 (Tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. Pessoas que fazem regimes devem ser cautelosas no consumo do cará, visto que o mesmo possui um número relativamente alto de calorias.
O cará é consumido na forma cozida, como ingrediente que substitui a batata-inglesa. Também é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!