quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BOLO DE BATATA YACON


Ingredientes:
3 ovos
3 colheres (sopa) de óleo de coco (levemente aquecido, para que fique líquido) ou qualquer outro óleo
3 unidades (médias) de batata yacon, descascadas e picadas
1 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bata os ovos, o óleo e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente a batata yacon e liquidifique bem. Despeje em uma tigela e aos poucos acrescente a farinha de arroz, o amido de milho e a canela, misturando suavemente. Por último, coloque o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma (28 x 18)  untada e enfarinhada (com farinha de arroz), e leve ao forno (pré-aquecido a 180°C) por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito.

Informação:
Batata Yacon:
O yacon (Smallanthus sonchifolius) é um planta originária da Cordilheira dos Andes, consumido pelos incas há milhares de anos. É um tubérculo que apresenta aparência de batata doce, porém possui sabor adocicado semelhante a pera-d´água.
O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E não possui grande quantidade de lipídios (gordura).
A batata yacon é considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina. Veja alguns de seus benefícios:
Deve ser utilizada por pacientes com diabetes por ajudar no controle da glicemia. Como a batata yacon possui absorção lenta, libera o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo.
Auxilia na regulação do intestino por  estimular o crescimento e a atividade de bactérias intestinais. O bom funcionamento do intestino auxilia diretamente na melhora da constipação (prisão de ventre), da imunidade, das taxas de colesterol  no sangue, favorece o aumento da absorção de minerais, diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias.
Por aumentar a sensação de saciedade, pode ser utilizada por pessoas que possuem objetivo de emagrecimento. Pouco calórica, possui fibras que fazem com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome novamente.
A batata yacon deve ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos, salada de frutas e receitas. A quantidade diária deve ser de aproximadamente uma unidade pequena, ou se for grande, fatia de dois dedos. Ela pode ser encontrada em feira de rua, sacolão e alguns supermercados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!