domingo, 22 de julho de 2018

FARINHA, FARELO OU FLOCOS DE AVEIA? CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELAS!



   Usada nas mais diversas receitas, a aveia é um rico alimento e possui um verdadeiro arsenal de possibilidades de consumo. Uma das mais utilizadas é como farinha, ou seria farelo ou flocos? Muito se fala sobre essas formas, mas pouco realmente se conhece. Por isso, vamos fazer uma breve análise de cada uma dessas composições, as suas diferenças e benefícios à saúde alimentar.

   Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, em qualquer forma, o uso natural da aveia possui grande quantidade de fibras solúveis que ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue e também a controlar a absorção de colesterol no organismo. Dentre as diferenças de farinha, farelo e flocos, a principal está no processo de produção do cereal. Depois da colheita, é feito o processamento do grão, processo que facilita e direciona o consumo da aveia. Assim se dá origem ao farelo de aveia, à farinha de aveia e a aveia em flocos grossos ou finos. Veja as principais diferenças entre estes produtos:

As diferenças entra farinha, farelo e flocos de aveia
- Farinha de aveia:  
É produzida a partir da parte mais interna do grão, a concentração de fibras neste produto é menor que a encontrada nos flocos e no farelo. É rica em açúcares/carboidrato, mas pobre em nutrientes. Isto a torna proibida na dieta Dukan, por exemplo.

- Farelo de aveia:
Por ser feito da parte mais externa do grão, é pobre em carboidratos e rico em proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol. Por inchar no estômago, aumentando de volume em até 30 vezes, proporciona grande saciedade. É item obrigatório na Dukan, pois proporciona uma porção pequena, mas suficiente, de carboidratos complexos, além de auxiliar no preparo de diversas receitas.

- Flocos de aveia:
Finos ou regulares, são ricos em carboidratos e açúcares de rápida absorção. São produzidos através da prensagem dos grãos integrais e mantém todos os açúcares/carboidratos e nutrientes. É feito pela prensagem do grão inteiro. Seu uso não é permitido na dieta Dukan por conter muito carboidrato.

*Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!