sábado, 13 de outubro de 2012

28ª Oktoberfest Santa Cruz do Sul - Marreco Recheado


Com a chegada do mês de Outubro nada melhor do que falar sobre a nossa Oktoberfest que está na sua 28ª edição em 2012 aqui de Santa Cruz do Sul

As tradições germânicas são o conjunto das manifestações de caráter popular e cultural do povo germânico, seus costumes e representações artísticas. A expressão máxima das tradições germânicas encontra-se na música, dança, nos belos trajes típicos, nos jogos e na refinada culinária alemã.

A própria Oktoberfest é considerada uma importante tradição germânica, pois nasceu inspirada na festa da cerveja, de Munique, na Alemanha, que deu seus primeiros passos em 12 de outubro de 1810 no casamento do Rei Luis I com a Princesa Tereza da Saxônia.

Na sua 28ª edição a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a terceira maior festa desse gênero no mundo, terá como desafio qualificar ainda mais a sua infraestrutura, ampliando sua participação a todos os setores da sociedade, divulgando e mantendo vivas as raízes culturais do povo germânico que aqui se instalou.

Os pratos típicos alemães como chucrute, linguiça e joelho de porco estão entre os mais conhecidos e os mais apreciados. Mas nada se compara ao famoso marreco recheado, prato esse geralmente guarnecido de repolho roxo, batatas e claro o purê de maçã. A mesa dos germânicos é muito farta, não importa se é doce no almoço, essa mistura de sabores é muito comum em decorrência clima muito frio e seco. Os alimentos eram escassos e de difícil acesso, o cultivo era quase impossível nos poucos meses de temperatura amena.

Para comemorarmos, não há nada melhor que uma deliciosa receita, vale a pena fazer para a família apreciar.

Marreco recheado

Ingredientes:

1 marreco de tamanho médio
250 gramas de moela
50 gramas de fígado
50 gramas de bacon defumado
1 ovo
1 cebola picada
½ xícara de farinha de rosca
½ xícara de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino fresco

Modo de Preparo:
Lavar o marreco e temperar por fora e por dentro com sal e pimenta do reino.
Moer a moela e reservar numa tigela.
Picar o fígado e o bacon e acrescentar a moela.
Em seguida misturar com todos os ingredientes restantes até obter um recheio consistente e firme.
Temperar com sal e pimenta do reino e rechear o marreco. Assar numa travessa em 160º C por aproximadamente 2 horas e meia.
Importante: deglacear de 20 em 20 minutos com água e um pouco de óleo.  Servir o marreco com repolho roxo, purê de maçã e batatas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!