terça-feira, 30 de outubro de 2012

FEIJÕES

Um agradecimento todo especial à Yordane que tão gentilmente permitiu a postagem dessa matéria.

Autora: Nutricionista CRN1: YORDANE THAISE MIRANDA DE OLIVEIRA.

   Uma das leguminosas mais conhecidas no mundo é, sem dúvida, o feijão. É saboroso e está presente na alimentação de praticamente todos os brasileiros. É uma fonte de proteínas vegetais de alto valor nutritivo, rico em fibras, ferro e sais minerais, como o potássio, fósforo, magnésio e o cálcio. No Brasil, essa leguminosa forma uma combinação perfeita com o arroz e faz parte do hábito alimentar da população.
   O feijão é conhecido por sua grande quantidade de proteínas e pelo seu baixo teor de gordura. Muitas receitas vegetarianas utilizam esta leguminosa para aumentar o aporte de proteínas da dieta dos vegetarianos, que é baixo devido à ausência de carnes.
   O feijão possui uma grande variedade de espécies, tais como: feijão preto, roxinho, fradinho, mulatinho, branco, jalo, rosinha, verde, canário, azuki, carioca, feijão fava, entre outros.

Conheça algumas dessas variedades:

Feijão comum: é bastante consumido pela população e também chamado de feijão chilli. Pode ser vermelho, vermelho escuro ou de cor clara. É rico em ferro e possui uma quantidade moderada de carboidratos. Amplamente utilizado na gastronomia, principalmente  no preparo de saladas e ensopados. É muito usado na culinária indiana.

Feijão Azuki ou  Adzuki: cultivado por muitos séculos em países orientais, como Japão, Coreia e China, esses grãos são uma boa fonte de nutrientes, como o potássio, ferro, cobre, fibras e vitamina B3. É uma leguminosa de vagem, com sementes e grãos bem menores que o feijão comum. Possui a forma arredondada, de coloração vermelho-escura ou amarelada e tem o sabor adocicado. Por possuírem esse sabor, esses grãos podem ser utilizados para fazer pasta doce de feijão. A culinária asiática utiliza muito esta espécie de feijão em preparações como: arroz de feijão vermelho, a lua-bolos e baozi.

Feijão Branco: também chamado de feijão marinha, feijão navy e feijão ervilha. É muito utilizado em sopas, saladas e em cozidos. Possui um formato ovulado pequeno, de cor creme. É recomendado que estes feijões sejam  embebidos em água antes de cozinhar.

Feijão Cannellini: Pertence à família do feijão carioquinha, costuma ser usado em sopa tipo minestrone e em outros pratos italianos.

Feijão-de-bico: mais conhecido como grão de bico, ervilha indiana e ceci, esse grão é rico em proteína. Possui textura firme e um leve sabor de castanhas ou nozes. Receitas como o hummus, curries e falafel, utilizam o grão de bico como um dos ingredientes principais.

Feijão de corda ou feijão-fradinho: também conhecido como feijão-da-praia, feijão-vigna, feijão-de-macassar e caupi. Este feijão é originário das Américas. É consumido na forma de grãos secos, verde ou cozido, muito utilizado como acompanhamento e em preparações como acarajé e abará, pratos comuns na Bahia.

Feijão Lima: também chamado de feijão manteiga devido ao aspecto gorduroso que ele apresenta. Possui textura macia e cremosa. Conhecido também por feijão pallar, feijão haba, feijão madagascar e feijão açúcar. Seus grãos possuem a forma plana,  com uma leve cor verde-branco. Seus grãos podem sem encontrados tanto em variedades grandes quanto pequenas.

Feijão Preto: também referido como o feijão comum em diversas regiões. Esta espécie é brilhante, escura e tem a forma de concha. Esses grãos são muito usados pelos Latino-americanos e Caribenhos. Possui um sabor suave e textura macia quando cozido. Eles são usados como ingredientes principais para preparações de guisados, sopas, feijoadas e macarrões. O feijão preto possui variedades, como: domino, valentine, gavião-preto, entre outros.

Feijão Roxinho: apresenta um sabor intenso, textura macia. Possui a forma de um “rim”, mesmo durante o cozimento prolongado. Bastante utilizado no preparo de sopas, principalmente as que levam pimenta nos ingredientes, e também em saladas e acompanhamentos.

Feijão Jacinto: pode ser conhecido também como feijão indiano, feijão egípcio, feijão bulay, entre outros. É bastante cultivado na Índia, Indonésia e África. Suas vagens são roxo escuro. Além do feijão, as folhas e flores também são comestíveis.

Feijão Jalo: possui grãos alongados com coloração entre o branco, bege e o amarelo, com “umbigo” arroxeado. É excelente para preparações como assados, sopas, saladas e cozidos. Tem uma boa absorção de temperos, sendo muito requisitado em preparações que levam muitos condimentos. Apresenta um sabor delicado e suave, lembrando o sabor das castanhas. Muitas pessoas utilizam esse feijão como substituto do feijão branco na maioria das receitas.
   Alguns feijões, como o mulatinho são ótimos para acompanhamentos, feijoadas, feijão tropeiro e tutu de feijão. O feijão verde ou rajadinho além de acompanhamentos são utilizados para preparar o baião-de-dois.


Fonte: www.nutricaoemfoco.com.br

2 comentários:

  1. gostaria de saber como cozinhar o feijao cannellini,pois tenho o mesmo plantado no meu quintal.so que eu o preparei como cozinho todo os tipos de feijao,mas o mesmo ficou muito amargo,tem um preparo especifico para esta qualidade de feijao.ATT andrea de oliveira

    ResponderExcluir
  2. Prezada Andréia!
    Será que o feijão não estava estragado? Com alguma doença típica? Quanto a isso não tenho como resolver teu problema. Pelas pesquisas feitas, cozinha-se da mesma maneira que o feijão comum, tendo o cuidado para estar macio.
    No Google vai achar muitas receitas.
    Espero ter ajudado.
    Cozinhando os feijões secos
    Os feijões secos são geralmente deixados de molho antes de serem cozidos para que o tempo de cocção seja reduzido. Este processo também faz com que as peles dos feijões se re-hidratem e eles inchem. Deste modo, os feijões não se separam de suas peles durante a cocção. Existem duas opções para se acelerar o processo de cocção dos feijões: a melhor delas é deixar os feijões de molho durante a noite em bastante água fria, mas também é possível deixá-los descansar em água fervente durante um menor tempo.
    Os feijões não devem serem deixados de molho em água morna ou em um ambiente quente, nem tão pouco deixados de molho por mais de 24 horas. Isso poderá acarretar em uma possível fermentação e produção de substâncias tóxicas. Por esta razão, sempre utilize água fresca para a cocção. Ferva primeiramente a água em fogo alto para destruir toxinas naturais existentes, e depois abaixe o fogo para terminar a cocção lentamente. Cozinhe por aproximadamente 45 minutos a 1 hora, até que os feijões estejam macios.
    No caso da soja, cozinhe por mais tempo. Para aumentar o sabor, acrescente na água de cocção um bouquet garni: 1 cebola espetada com 2 cravos, 1 dente de alho, e 1 cenoura picada. Não adicione sal, pois isso impedirá que os feijões fiquem macios, ou endurecerá os feijões que já estiverem parcialmente cozidos. Tempere os feijões somente quando eles estiverem totalmente macios. Antigamente costumava-se usar uma pitada de bicarbonato de sódio na água para acelerar o processo de cocção, mas hoje sabe-se que isso faz com que os feijões percam seu valor nutricional.
    Autor Chef Patrick Martin
    Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=184

    ResponderExcluir

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!