quarta-feira, 19 de junho de 2013

BOLINHO DE PINHÃO


Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa  junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. 
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.


Ingredientes:
1 xícara (chá)de pinhões cozidos e sem casa
1 xícara (chá) de mandioca cozida
1 ovo
½ cebola média picada
1 dente de alho picado (opcional)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
QB  de noz-moscada moída
QB de sal e pimenta do reino branca
QB de óleo para fritar

Modo de Preparo:
 Em um processador, coloque os pinhões, a mandioca, o ovo, a cebola, o alho, a farinha, o queijo e bata bem. Derrame em uma vasilha. Acrescente a salsinha, a noz-moscada, o sal, a pimenta do reino e o fermento. Em uma panela, aqueça o óleo e frite os bolinhos até ficarem dourados. Retire-os com uma escumadeira e escorra sobre o papel toalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!