domingo, 27 de dezembro de 2015

REAPROVEITAMENTO DA CEIA DE NATAL

Ceia de Natal tem sempre duas coisas que não podem faltar: Peru e fartura! Mas também é inegável que no dia seguinte a toda essa comilança acabe sobrando muita comida. Eis que chega a hora de requentar o peru da véspera e aguentar a reclamação da família, principalmente dos pequenos! Mas que tal reaproveitar os restos da ceia para criar novos e saborosos pratos?!

Com 30 anos de experiência na produção de Ceias de Natal, a Brubins dá as dicas de como reaproveitar as comidas típicas dos festejos natalinos sem culpa e com muita criatividade!

A nutricionista e Chef responsável pelas ceias da Brubins, Carmen Suzana Bassôa Reinstein alerta para alguns cuidados de refrigeração essenciais para que se possa aproveitar a ceia no dia seguinte: “Imediatamente após todos comerem é importante acondicionar os alimentos que sobraram em embalagens e deixa-los em refrigeração se for usar no dia seguinte ou congelá-los para uso posterior”.

Primeira etapa concluída, então é hora das criações! Carmen dá algumas dicas de como fazer deliciosas receitas a partir das sobras da Ceia de Natal:

- LEGUMES: pequenas sobras podem até ser congeladas para uso posterior, juntando várias pequenas porções combinada com outros condimentos podem se transformar em tortilhas, suflês, pudins, mousses.

- CARNES: pequenas porções de bifes, carne de panela, transformam-se em croquetes, recheios para diversos fins.

- CASCAS: folhas, talos e raízes podem ser aproveitados. Afervente as cascas de maçã e pera com açúcar ou mel; trituradas/coadas, servem para cremes, recheios, geleias, etc.

- PÃO VELHO: torrado ou ralado serve como farinha de rosca. Se amolecido com leite, serve como recheio de frango, ligamento para bolinhos, tortas de carne, pudim de leite com passas, rabanada, etc.

- ALIMENTOS ENLATADOS: congele o que sobrou. Abriu uma lata? De extrato de tomate, de creme de leite, de milho, de ervilhas, congele em cubos de gelo para uso posterior.

- TOMATE MADURO: pode ser congelado inteiro, para ser utilizado em molhos, refogados ou sopas diretamente. Assim como qualquer hortaliça.

- CALDOS DE COZIMENTOS: de carnes, aves, peixes, hortaliças, de assados. São ótimos para risotos, molhos, sopas, ensopados, etc.

- ARROZ OU MACARRÃO COZIDO: se transformam em bolinhos recheados ou não, com sobras de legumes; de queijos; de embutidos.

- PERU OU FRANGO ASSADO: desfie bem a carne, pode se transformar em um Fricassê (adicionando um molho branco, creme de leite ou nata e cogumelos); ou uma Salada salpicão (misturando maionese, pepino, milho, cenoura azeitonas) ou simplesmente desfiada por cima de uma seleção de verdes, tomate cereja, manga e o que sua imaginação mandar.



Fonte: http://asboascoisasdavida.com.br/gastro-reaproveitamento-da-ceia-de-natal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!