domingo, 15 de novembro de 2015

DIFERENÇAS ENTRE O ALHO PORÓ E OS VÁRIOS TIPOS DE CEBOLA E PLANTAS QUE PERTENCEM A FAMÍLIA DA CEBOLA

Pode parecer um detalhe mínimo, mas escolher a cebola certa pode fazer toda a diferença em uma receita. Seja para comer crua, cozida, frita ou em conserva, é ideal observar as características de cada cebola, a fim de aproveitar o melhor de seu sabor.

- Alho poró:


Apesar do nome, esta raiz está mais próxima da cebola do que do alho. Possui bulbo arredondado e sabor semelhante ao das cebolas. A parte branca é cozida e as folhas podem ser aproveitadas para dar sabor a caldos e sopas.

- Cebola amarela (ou cebola pera) :


A mais utilizada pelos brasileiros e facilmente encontrada. É consumida de diversas maneiras: em rodelas, picada, ralada, e fica boa quando refogada. Algumas pessoas a utilizam em saladas, porém, quando consumida crua, tem sabor forte.

- Cebola pérola:


É aquela pequena, muito servida em conserva. Possuem sabor mais doce e delicado, ótima para dourar e servir como guarnição.

- Cebola branca:


Possui casca bem branca. Seu sabor é mais forte que o da cebola pera, por isso, geralmente é cozida, ideal para refogar. É a mais difícil de encontrar no mercado.

- Cebola Roxa:


A roxa tem sabor mais adocicado e é mais consumida crua, em saladas, por exemplo. É a mais saudável dentre elas, pois sua cor roxa deriva de uma substância chamada antocianina, cujo consumo previne teores elevados de colesterol e triglicerídeos. Quando caramelizada, seu sabor fica ainda mais doce.
Na hora de escolher a cebola para uma receita, preste atenção no prato que irá preparar e selecione a que mais se adapta a ele. Assim, você garante que os ingredientes se harmonizem.


Abaixo plantas que pertencem a família da cebola:

- Cebolinha:

As cebolinhas (Allium schoenoprasum L.) também conhecida por cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal, são como outras plantas nessa família, uma planta bulbo, entretanto, são mais conhecidas por suas copas verdes macias. As delicadas folhas afiladas têm um sabor suave de cebola, usado em saladas, como cobertura em batatas e como enfeites. Elas podem crescer na natureza e são nativas em 48 estados americanos, no Alasca e no Canadá.

- Chalotas:

Chalotas (Allium cepa variedade aggregatum) parecem uma versão menor da cebola comum, mas tecnicamente são diferentes: crescem em cachos, diferente das cebolas que crescem em bulbos únicos. Elas possuem um sabor suave de cebola e são muito usadas em molhos, temperos para saladas ou mesmo cruas em saladas.

- Alhos:
                                                            

Tão bem conhecido como a cebola, o alho (Allium sativum L.) é usado na cozinha em todo o mundo. Ele cresce como a chalota, em cachos bem agrupados. Um cacho inteiro de bulbos de alho é chamado de "cabeça", com cada peça individual sendo um "dente". O sabor é mais forte e mais específico do que dos outros membros da família allium. É geralmente usado em proporções menores, ainda mais se for cru. Quando assado e cozido, o alho adocica bastante, passando esse sabor para o bulbo picante.

- Cebolinha:

Cebolinhas (Allium fistulosum) são também conhecidas como cebolas verdes, cebolinhas ou cebolas galesas, dependendo de onde elas vêm. Elas têm o mesmo formato do alho poró, mas as folhas verdes são ocas. Essa variedade particular não desenvolve um bulbo. Cebolinhas possuem gosto muito similar ao da cebola de jardim, mas um pouquinho mais suave. São mais usadas cruas devido à sua composição delicada e ao sabor, não se mantém tão bem como quando cozidas.

Fonte: imagem PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!