domingo, 29 de novembro de 2015

BANANAS: CURIOSIDADES, TIPOS E DICAS


Curiosidades sobre a banana:
Países pobres submetidos a governos arbitrários e corruptos são frequentemente taxados no mundo rico e industrializado de “república de banana” (banana republic), em alusão aos países da América Central, grandes produtores da fruta, que eram até recentemente governados por oligarquias locais submetidas aos interesses de empresas estrangeiras, como a norte-americana United Fruit. Não fosse pela sua óbvia intenção pejorativa, o título poderia se adaptar com perfeição ao Brasil, que é o primeiro mercado consumidor dessa fruta e o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Índia e na frente do Equador.

Banana:
As bananas são encontradas em todo o território nacional, sendo especialmente cultivadas no Sudeste e no Nordeste. No total, são mais de 520 mil hectares de área plantada e uma produção estimada em 6 milhões de toneladas por ano – quantidade que abastece o mercado interno e ainda serve para a exportação.
Segunda fruta mais consumida no país, perdendo apenas para a laranja, a banana, com seu alto poder nutritivo e seu baixo preço, ajuda a suprir a carência de vitaminas e sais minerais de grande parte da população. Além disso, tem as vantagens de ser encontrada durante todo o ano, de nascer em todo tipo de solo e de nunca “dar bichos”.
Planta da espécie Musa paradisiaca L., da família das musáceas, a banana é originária da Índia, onde surgiu há milhares de anos. Nos primórdios, a banana possuía sementes, mas, com o passar do tempo, foram sendo selecionadas as variedades sem sementes para o cultivo. Hoje, com exceção de raríssimas variedades silvestres, não é mais possível encontrar bananas com sementes, e a sua propagação se faz exclusivamente por processo vegetativo.
Trazida para o Ocidente pelos comerciantes árabes, que a batizaram de “banan” (que quer dizer “dedo”), ela era usada como principal alimento durante as viagens marítimas desse povo. Das costas do Atlântico, das Ilhas Canárias e das matas da Índia e da Indochina, onde começou a ser cultivada, a banana chegou até o Brasil com os portugueses e espanhóis.
Aqui, os índios a batizaram de pacoba ou pacova (do tupi “pa’kowa”, que quer dizer “folha de enrolar”), nome mais usado hoje nas regiões Nordeste e Norte para designar uma variedade de banana muito parecida com a banana-da-terra.
Consumida ao natural, frita, assada ou cozida, usada para o preparo de uma farinha nutritiva (feita com bananas verdes) e empregada como ingrediente de uma infinidade de pratos doces e salgados, ou até mesmo para a fabricação de uma bebida típica dos caiçaras, a banana tornou-se um valioso alimento dos brasileiros e um símbolo das culturas tropicais.

Confira, a seguir, as principais variedades de banana existentes no país:



- Banana Nanica:
Também conhecida como banana d’água ou caturra, a banana nanica é a campeã na preferência nacional, e deve seu nome graças ao pequeno porte da bananeira que a produz. Com alto teor de açúcar, a nanica é uma das bananas mais doces e chega a apresentar um leve efeito laxante.
Pode ser ingerida ao natural, cozida, frita (somente à milanesa, para não se desmanchar) ou assada, sendo também indicada para o preparo de compotas, doces e geleias.



- Banana Prata:
Menos doce que a nanica, a banana prata também possui a vantagem de ser mais durável, podendo ser consumida de três a quatro dias após ter amadurecido. Sua polpa é consistente e pode ser utilizada para fazer bananada ou empanada.
A polpa é consistente, mas o sabor e o aroma são mais suaves que os da banana-nanica. Pode ser consumida in natura e é a mais indicada para o preparo de banana-passa e de bananada. Serve também para fritar e como ingrediente para diversos pratos culinários, salgados ou doces.



- Banana Maçã:
Seu nome deve-se ao perfume que exala, semelhante ao da maçã. É recomendada para bebês e idosos, pois sua polpa macia é de fácil digestão. Apesar disso, a banana maçã prende o intestino, devendo ser consumida com moderação por quem sofre de prisão de ventre.
Fica muito saborosa amassada com aveia, biscoito ralado, farinhas enriquecidas ou na forma de mingau.



- Banana Ouro:
Além de ser a menor banana brasileira, é também a mais calórica, devido ao alto teor de açúcar, que torna sua polpa doce e perfumada.
A mais saborosa para consumo in natura. É recomendada também para o preparo de doces e é muito usada para o preparo de croquetes de banana.



- Banana da Terra:
Bastante utilizada para fritura e no preparo de pirão, a banana da terra é o maior tipo de banana cultivado no Brasil, podendo chegar a 500 g por unidade. Também chamada de banana comprida ou chifre de boi, a banana da terra é muito indigesta se consumida in natura e deve por esse motivo ser cozida, assada ou frita.
É muito utilizada no Norte e no Nordeste do Brasil. No Nordeste, é usada para o preparo da crocante banana-chips, fabricada de modo semelhante à batata-chips e vendida em saquinhos plásticos nas ruas e nos mercados. Serve ainda para o preparo de doces.



- Banana Figo:
De casca quase roxa, a banana figo contém pouco açúcar e portanto não é muito doce. Assim como a banana da terra, costuma ser consumida frita ou cozida no preparo de compotas.



- Banana Pacova:
Também conhecida como pacovã, é o tipo de banana mais rico em magnésio, o mineral que atua no controle da pressão arterial. Comum na região amazônica, a banana pacova atinge até 50 cm de comprimento e é bastante apreciada frita ou na forma de chips.

Dicas:
Se você não consegue ficar sem banana frita, experimente grelhar a banana em uma panela com um pouco de azeite. Além de diminuir as calorias da banana frita, você ainda colabora para a saúde do seu coração;
Você não precisa se assustar com as calorias da banana. Lembre-se de que a fruta fornece nutrientes importantes e ajuda a manter a saciedade, além de ser útil para substituir doces mais calóricos. Experimente comer uma banana picada com canela para afastar a vontade de comer guloseimas;
Pesquisas recentes sugerem que pessoas que incluem a banana na primeira refeição consomem menos calorias ao longo do dia do que aqueles que evitam a fruta. Portanto, inclua uma banana no café da manhã para manter a fome bem longe e também ter energia para praticar atividades físicas;
Na hora de fazer o bolo de banana, experimente trocar a farinha branca pela integral e o açúcar branco pelo mel;
Prefira sempre que possível utilizar a banana verde para o preparo de suas receitas. Além de ser menos calórica que a banana madura, ela ainda possui amido resistente.

- Aproveite a casca da banana:
Depois de ter utilizado as bananas em sua receita, não jogue fora as cascas: a partir delas é possível fazer um delicioso doce. Lave 6 cascas e leve ao fogo com água suficiente para cobri-las, desligando logo após o cozimento. Deixe esfriar e em seguida bata no liquidificador (a banana e a água do cozimento).
Coloque a mistura em uma panela e acrescente uma xícara de açúcar mascavo, levando em seguida ao fogo. Mantenha em fogo baixo e siga mexendo até o doce apurar. Acrescente baunilha, cravo e canela a gosto.

Fonte:
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!