sábado, 27 de dezembro de 2014

TORTA RÚSTICA DE BRÓCOLIS COM MOLHO DE GORGONZOLA


- Como preparar a massa:
Ingredientes:
1 ovo
100g de manteiga gelada
1 colher (chá) de sal
1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Em uma tigela grande, junte a farinha e o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Usando as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará crocante.
Acrescente o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora. Se preferir, você pode fazer a massa no dia anterior.



- Molho Cremoso de Gorgonzola
 Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 fio de azeite extra virgem
1/2 cebola pequena picadinha
3 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
3 xícaras de chá de leite
50g de queijo gorgonzola esfarelado
1 pitada de noz moscada
QB de pimenta do reino branca
QB de sal   

Modo de Preparo:
 Numa frigideira aqueça a manteiga com o azeite (o azeite evita que a manteiga queime e fique com sabor amargo) e refogue a cebola até murchar. Agora vem o TRUQUE: num pote de vidro com tampa coloque a farinha de trigo e o leite, tampe e agite muito bem até que toda a farinha esteja dissolvida no leite – este processo facilita a vida de quem está começando na cozinha porque o correto para os puristas seria colocar a farinha de trigo direto na frigideira com a manteiga e a cebola, contudo este processo forma grumos e o molho pode empelotar, portanto se você está iniciando agora use este atalho de bater a farinha com o leite antes de juntá-los na frigideira para evitar os grumos. Depois de misturar o leite com  farinha de trigo coloque-os na frigideira e mexa sempre, sem parar e em fogo baixo até atingir o ponto desejado, que é um molho cremoso grossinho e encorpado. Se precisar acrescente mais leite, pingando devagar até chegar na consistência desejada. Aí então acrescente o queijo gorgonzola e continue mexendo até dissolver. Por fim coloque uma pitada de noz moscada, ajuste o sal se necessário (cuidado porque o gorgonzola é bem salgado).

Dica: ideal p/servir com massas ou carne.

- Para a montagem:
Ingredientes:
QB de brócolis cozidos al dente
QB de molho cremoso de gorgonzola
1 gema (para pincelar)
1 colher (chá) de água

Modo de Preparo:
Pre aqueça o forno a 180º C.
Retire a massa da geladeira. Separe uma forma redonda, de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro.
Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa em formato arredondado até ficar com cerca de 0,5cm de espessura. Separe o fundo da forma. Para transferir a massa, enrole-a no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo da forma, deixando as bordas para fora.
Coloque o recheio sobre a massa e dobre as bordas por cima.
Em uma tigelinha, misture a gema com água. Pincele a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Observações:  Como tinha sobrado de outra receita, resolvi utilizar o molho com brócolis,  ficou muito gostoso. Não utilizei a gema p/pincelar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!