quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sanduíche de Salmão com Cream Cheese e Rúcula


Ingredientes
2 fatias de pão de fôrma integral
6 folhas de rúcula
2 colheres (sopa) de cream cheese
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de azeite
4 fatias de salmão defumado

Modo de Preparo
1. Sob água corrente, lave bem as folhas de rúcula. Coloque-as em uma tigela com água e deixe de molho por 10 minutos. Retire as folhas da tigela e lave sob água corrente novamente.

2. Numa tigelinha, junte o cream cheese, o suco de limão e o azeite de oliva. Misture bem, até ficar uma pasta homogênea.

3. Coloque as fatias de pão na torradeira. Se preferir, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando esquentar, coloque as fatias de pão para dourar dos dois lados.

4. Com uma faca ou espátula, espalhe a pasta de cream cheese sobre as fatias de pão. Cubra uma das fatias com o salmão. Sobre o salmão, coloque as folhas de rúcula e tampe o sanduíche com a outra metade de pão.
Coma imediatamente!

2 comentários:

  1. Prezada Kathia, aqui uma explicação para sua pergunta. Na minha cidade, encontro salmão defumado no supermercado, embalado a vácuo (100g)no valor de R$ 9,48.
    Da família dos salmonídeos, os salmões são cinza e de cabeça alongada. Nascem em riachos e lagos de água doce e gelada, onde ficam até ter idade e peso suficientes para viajar até o mar. Na primavera, época do acasalamento, lutam contra correntes e predadores para voltar a seu lugar de origem, onde desovam. Nesse período, perdem a cor cinza e ganham tons de vermelho e amarelo. De natureza carnívora, atingem 20 quilos e mais de 1 metro. O salmão do Atlântico Norte (Salmo salar) não precisa de água salgada para completar o ciclo. Mas para as outras espécies do gênero Onchorhyncus, ou salmão do Pacífico, incluindo as duas mais usadas na defumação (O. nerka e O. kisutch), a água do mar é essencial na reprodução. A maioria do salmão encontrado no mercado sai de viveiros do Chile e da Noruega. Por ser um peixe gordo, é perfeito para defumar, pois a gordura ajuda a fixar as características da fumaça, incorporando sabores e aromas. O processo de defumação constitui-se de limpeza, que inclui desossa e corte; salga seca ou por imersão em salmoura; desidratação e defumação a quente ou a frio. Na defumação a frio, o peixe ganha tom uniforme e mantém as fibras firmes; já na defumação a quente é levemente cozido, o que deixa a superfície marrom e o interior rosa-alaranjado, textura úmida e fibras que se desfazem em lascas. Usam-se madeiras secas e duras como carvalho. A fumaça vem de galhos e serragem úmida, que abafam o fogo. Temperos e madeira podem dar sabores distintos ao produto. Mas a textura untuosa e o sabor amadeirado são comuns e todos são ótimos para saladas de folhas. O salmão defumado faz deliciosos sanduíches com picles, alcaparra, caviar, cebola, folhas de endro e frutas como abacate e manga. Com ele se fazem ainda terrines, mousses, molhos e recheios de massas.
    Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, Nutricionista.
    Fonte: http://caras.uol.com.br/revista/695/secao/estilo/salmao-defumado#image0

    ResponderExcluir

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!