segunda-feira, 7 de maio de 2012

TORTA DE RICOTA COM LEGUMES ASSADOS



Ingredientes:
Massa:
 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de manteiga sem sal
 1 colher (sopa) de azeite
 Metade do volume de um ovo batido
 ¼ xícara (chá) de parmesão ralado fino
 Raspas da casca de um limão
QB de sal e pimenta

Cobertura:
1 xícara (chá) de ricota fresca
 6 tomates maduros e firmes
1 berinjela japonesa fatiada em rodelas
 1 abobrinha italiana fatiada em rodelas
 ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
 2 colheres (sopa) de azeite
 QB de sal e pimenta

 Modo de preparo:
Misture na farinha as raspas de limão, o azeite e o parmesão. Acrescente a manteiga e misture novamente até que desapareça. Tempere com sal e pimenta e por último coloque a metade do volume do ovo batido. Mexa com as pontas dos dedos até ficar com a consistência de uma farofa. Em uma assadeira antiaderente coloque 6 anéis metálicos (aros) de 7cm de diâmetro. Distribua a “farofa” igualmente para cada anel. Pressione com os dedos e leve para assar em forno a 180º por 10 minutos. Reserve.

Cobertura:
Em uma tigela misture a ricota com as azeitonas picadas. Coloque um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Distribua esta mistura igualmente sobre a massa assada e pressione levemente. Reserve. Tempere as rodelas de berinjela e de abobrinha. Em uma frigideira antiaderente ou de ferro fundido coloque um fio de azeite e grelhe estes legumes. Doure dos dois lados cada um deles e reserve. Com os tomates, corte cada um deles em quatro partes e descarte o miolo com as sementes e tempere com sal e pimenta. Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de azeite e grelhe cada quarto de tomate rapidamente. Reserve.

Montagem e finalização:
 Sobre a camada de ricota coloque duas metades dos tomates grelhados formando uma camada vermelha. Sobre os tomates distribua a berinjela e em seguida a abobrinha. Finalize com uma última camada de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!