quinta-feira, 17 de março de 2011

Pão de canela com gotas de chocolate



- xícara medidora de 240ml

Massa:
¾ xícara (180ml) de leite integral morno
1 ¾ colheres (chá) de fermento biológico seco
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo comum
½ xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 85g - de farinha integral
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
¼ colher (chá) de sal
6 ½ colheres (sopa) (91g) de manteiga sem sal, fria e picada
½ xícara + 2 colheres (sopa) de água
2/3 xícara de gotas de chocolate (ou passas, como a receita original)

Recheio:
2/3 xícara (133g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de canela em pó
1 ovo grande, batido com um garfo, para pincelar a massa
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, derretida

Comece preparando a massa: numa tigelinha, misture o leite morno e o fermento com um garfo e reserve até que espume, cerca de 5 minutos.
Na tigela grande da batedeira, de preferência usando o batedor em formato de pá, bata a farinha de trigo, a farinha integral, o açúcar, o sal e a manteiga em velocidade baixa até que a manteiga dissolva nos ingredientes secos. Acrescente a mistura de fermento e a água e bata novamente em velocidade baixa até misturar bem os ingredientes – a massa vai estar levemente grudenta, mas não pegajosa demais; se estiver muito seca adicione 1 colher (sopa) de água por vez, até obter o ponto desejado.
Transfira a massa para uma superfície, sem enfarinhar, e sove até que a massa forme uma bola e se torne menos grudenta. Sove por 7-9 minutos ou até obter uma massa homogênea e macia. Forme um círculo de pouco menos de 25cm com a massa, espalhe as gotas de chocolate (ou as passas) sobre ela e sove levemente para incorporar. Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela grande levemente untada com óleo, virando a massa para que os dois lados fiquem untados com óleo. Cubra com filme plástico e coloque num lugar quentinho (no mínimo 21°C) até que a massa cresça em volume (1 ½ vezes seu volume inicial) e fique bem macia, de 1 a 1 hora e meia.
Com o auxílio de uma espátula plástica para massas, retire o ar da massa de maneira a virar a parte de baixo para cima, e a de cima para baixo. Vire a massa na tigela de modo que o lado liso fique para cima. Cubra com filme plástico e deixe novamente em um lugar quentinho até que a massa cresça em volume (1 ½ vezes o seu volume inicial), cerca de 1 hora.
Prepare o recheio: numa tigelinha, misture bem o açúcar e a canela. Separe 1/3 xícara desta mistura e reserve.
Vire a massa em uma superfície – não enfarinhe – e delicadamente abra-a até conseguir um retângulo de 15x35cm. Pincele com o ovo batido e espalhe o recheio sobre a massa, deixando uma borda de 2,5cm no topo e na base inferior. Começando pelo topo, enrole a massa formando uma espécie de rocambole, o mais apertado que puder. Pressione as pontas levemente para selar o recheio dentro da massa. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês de 21x11cm, untada com manteiga. Cubra levemente com plástico e deixe novamente em um lugar quentinho até que a massa cresça em volume (1 ½ vezes seu volume inicial), 30-45 minutos.
Pré-aqueça o forno a 260°C; você vai assar o pão no centro do forno.
Coloque a forma com a massa dentro de uma assadeira grande, de beiradas baixas, e então a coloque no forno – imediatamente reduza a temperatura para 190°C. Asse, girando a forma depois de 2/3 do tempo total de forno, até que a crosta do pão esteja bem dourada - para testar se o pão está assado, retire-o cuidadosamente de dentro da forma de bolo inglês (usando luvas ou um pano de prato seco) e dê batidinhas, com os nós dos dedos, no fundo do pão; o som deve ser de algo oco.
Retire do forno, desenforme o pão sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Pincele o pão já frio com a manteiga derretida e salpique-o completamente com o açúcar+canela reservados. Volte o pão para a gradinha e aguarde a cobertura secar, cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!