quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sorvete de cheesecake com Geléia de blueberries e aroma limão siciliano


Geléia
½ xícara generosa de blueberries, frescos ou congelados – use congeladas, sem descongelar antes
½ xícara (50g) de açúcar refinado
1 ½ colheres (sopa) de suco de limão siciliano
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de amido de milho
¼ xícara (60ml) de água

Sorvete de cheesecake:
112g de cream cheese, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar refinado
1 ovo grande
½ colher (chá) de aromatizante de baunilha
¾ xícara (180ml) de leite integral
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco

Como fazer a Geléia:
Comece pela geléia de bluebrries: misture as blueberries, o açúcar, o suco e as raspas de limão numa panela pequena – use uma panela de inox.... Numa tigela , dissolva o amido de milho na água, misturando bem com um garfo. Junte o amido dissolvido à panela. Leve ao fogo médio, misturando de vez em quando, até que comece a ferver e engrosse ligeiramente – quando mexer, amasse as amoras com um garfo para que elas dissolvam na geléia. Deixe esfriar completamente.


Modo de fazer sorvete de cheesecake:

Na tigela da batedeira, bata o cream cheese e o açúcar até obter uma mistura bem cremosa e homogênea. Junte o ovo e a baunilha, misture até incorporar bem e reserve.
Aqueça o leite numa panelinha em fogo médio-baixo até ferver. Retire do fogo e vá acrescentando à mistura de cream cheese, ¼ xícara (60ml) a cada vez, misturando bem. Continue acrescentando dessa maneira, mexendo bem a cada adição, até terminar o leite. Volte tudo para a panela e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre até engrossar levemente (cerca de 3 minutos). Retire do fogo, passe por uma peneira fina e deixe esfriar por 10 minutos. Junte o creme de leite e as raspas de limão à mistura de cream cheese, leve à freezer por 4-6 horas e então o mesmo novamente para ficar cremoso.
Quanto o sorvete terminar de bater e ficar cremoso, despeje a geléia de a geléia de blueberries aos poucos e deixe mesclar antes de desligar o aparelho – se preferir, transfira o sorvete para um pote hermético, intercalando com camadas de geléia e depois mescle usando uma faca sem ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!