sábado, 25 de outubro de 2014

25 de outubro - Dia do macarrão - (DICAS)

1- A quantidade de macarrão indicada é de 80 a 100 gramas por pessoa. Assim, um pacote padrão de 500 gramas dá tranquilamente para cinco pessoas.

2- A panela ideal para preparar esse tipo de receita é mais alta do que larga, tipo caldeirão. E atenção: a chama do fogão deve permanecer no máximo durante todo o cozimento

3- Uma das razões de a massa ficar grudada é a quantidade de água usada no preparo. Para cada 100 gramas do produto, utilize 1 litro do líquido.

4- Parece óbvio, mas não é: só coloque o macarrão na água quando ela estiver fervendo.

5- O sal retarda a fervura. Assim, deixe para temperar a água depois que colocar o macarrão na panela. A quantidade ideal é de 10 gramas (cerca de 1 colher de chá) de sal para cada litro

6- Muitas donas de casa colocam um fio de óleo na água para a massa não grudar. Nunca faça isso: a gordura cria uma espécie de capa protetora e impede que o molho penetre na massa, além de deixar o prato pesado.

7- Nada de quebrar a massa ao meio porque ela não cabe na panela. Isso é considerado heresia na Itália. Se os fios forem mais compridos do que o utensílio, não há problema em deixar parte deles de fora. O lado que está dentro da água irá amolecer em segundos, fazendo com que o macarrão escorregue e fique todo dentro da panela.

8- Cada massa tem um tempo de cozimento específico para ficar no ponto. Aqui, a dica é obedecer às instruções contidas na embalagem do produto. É importante também soltar os fios com um garfo grande durante o preparo pelo menos três vezes.

9- Quando estiver cozido, apenas escorra o macarrão e misture-o diretamente ao molho. Se for servi-lo à parte, derrame um fio de azeite sobre ele para evitar que grude. Caso vá comer mais tarde, lave-o com água fria para interromper a cocção. Depois, é só guardar na geladeira e, na hora de ir para a mesa, regá-lo com água fervente.

10- Pronto! O correto agora é comer em pratos fundos e apenas com garfo. Faca nem pensar, colher também não é necessário. Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!