quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bolo de milho e limão siciliano com glacê de limão siciliano


Bolo:
220g de farinha de trigo
115g de sêmola de milho (para o preparo de polenta)
Raspas da casca de 2 limões sicilianos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco
4 ovos grandes
265g de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente fria

Calda:
½ xícara de suco de limão siciliano
1/3 xícara (67g) de açúcar cristal

Glacê:
175g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, a sêmola de milho, as raspas de casca de limão, o fermento e o sal.
Coloque o creme de leite em uma tigela grande. Com um batedor de arame, incorpore os ovos, um a um, seguidos do açúcar e da baunilha. Com uma espátula, gentilmente incorpore os ingredientes secos em duas adições, misturando de baixo para cima. Incorpore a manteiga. Transfira a massa para a forma preparada e asse até que o bolo cresça e doure, cerca de 40 minutos (faça o teste do palito).
No final do tempo de forno, prepare a calda: em uma panelinha, misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo, por alguns minutos até que o açúcar dissolva. Retire do fogo.
Retire o bolo do forno e transfira para uma gradinha. Aguarde 5 minutos e então faça furinhos no bolo com um palito de dente. Pincele o bolo com a calda, aos poucos, até que ele absorva toda a calda. Deixe esfriar completamente na forma. Desenforme com cuidado, remova o papel e inverta o bolo em um prato.
Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha, acrescente o creme de leite e o suco de limão e misture até obter a consistência desejada. Despeje sobre o bolo e deixe secar, cerca de 30 minutos.
Rend.: 8-10 porções
- xícara medidora de 240ml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!