sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tartare de abóbora





Ingredientes:
200 g de abóbora madura
1/2 cebola em fatias finas
2 colheres (sopa) de uvas passas pretas, sem caroço
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de gengibre em conserva
1 xícara (chá) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
azeite extravirgem o quanto baste

Para o melaço:
6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de mel
sementes de abóbora a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Para fazer o melaço em uma panela pequena, junte o vinagre balsâmico, o shoyu e o mel. Reduza em fogo médio até ficar cremoso e concentrado. Reserve. Corte as abóboras e as passas em cubinhos. Em uma panela, aqueça o vinagre de arroz e o açúcar mascavo. Acrescente a abóbora e cozinhe por 2 minutos. Junte as passas e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo, junte o gengibre e reserve. Na mesma panela, doure a cebola em 2 colheres (sopa) de azeite.Misture a cebola e a abóbora e tempere com sal e azeite.
para servir deixe descansar por 2 horas. Regue com o melaço e enfeite com as sementes de abóbora.

Revista Gula por Roberta Sudbrack

Conhecendo a Chef.


Essa chef gaúcha possui uma carreira “recheada” de grandes conquistas. Foi a primeira da história do Palácio da Alvorada responsável por uma verdadeira transformação na cozinha do lar presidencial.

Sua criatividade e talento estiveram presentes em banquetes para reis e rainhas, presidentes da república e artistas.
E não foi nada fácil elaborar pratos para alguns paladares mais exigentes, como o da primeira-dama da Índia, que preferiu pratos vegetarianos com algumas restrições alimentares. Mas nessas horas sua habilidade prevaleceu e o resultado só poderia ser o recebimento de muitos elogios. Príncipe Charles até levou uma de suas receitas para casa.

Durante os sete anos em que esteve no Palácio, Roberta também conheceu algumas particularidades culinárias de Fernando Henrique Cardoso. No dia-a-dia, por exemplo, o ex-presidente gostava de refeições simples e caseiras, como o Picadinho de Carne. Mas as mudanças no Palácio foram além da cozinha e chegaram até os jardins. Junto com Dona Ruth, Roberta criou uma horta com ervas, legumes e verduras orgânicas.

Desde 2001, ela comanda a cozinha de seu próprio restaurante no Rio de Janeiro, com diversos tipos de sanduíches, além do famoso cachorro quente que vendia em Brasília. No local, Roberta faz verdadeiras “apresentações” culinárias ao redor de uma mesa para 18 pessoas. A casa também abriga uma sala para eventos fechados e um espaço para cursos.



Fontes:
Revista Gula;
Revista Prazeres da Mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!