sábado, 16 de janeiro de 2016

A HISTÓRIA DO CHÁ GELADO

Apesar de o chá ter sua origem milenar nos países asiáticos, a invenção da versão gelada dessa bebida tem uma história bem mais moderna. Você sabia, por exemplo, que essa iguaria surgiu nos Estados Unidos? Foi no século XVIII, no estado da Carolina do Sul.

Na época, essa era a única colônia americana com plantações de chá para fins comerciais. Tão logo a bebida se popularizou, começaram a surgir as versões geladas. O curioso é que as primeiras receitas eram feitas com chá verde (e não com o preto, muito mais comum hoje nos Estados Unidos) e eram acrescentadas em bebidas alcoólicas.

Segundo o site da marca americana RevolutionTea, as primeiras receitas parecidas com as que conhecemos hoje surgiram a partir de 1879. Ainda com chá verde, a infusão era feita, resfriada em temperatura ambiente e, em seguida, recebia os cubos de gelo e açúcar.
 
Mas a história mais famosa do surgimento do chá gelado é de junho de 1904, em St. Louis. Durante uma feira comercial, o inglês Richard Blechynden representava as fazendas de chá da Índia. A intenção era apresentar uma opção concorrente às folhas da China, que dominavam o mercado americano. Porém, uma onda de calor assolou a cidade no dia, o que fez desaparecer as pessoas da fila de degustação.

Ao enxergar um stand de uma empresa de entrega de gelo delivery, ele teve a ideia de comprar alguns blocos e colocar toda a equipe para quebrá-los e incluir pedaços nos copos. Em seguida, serviu a infusão de chá preto neles. O sucesso foi instantâneo, e a Índia conquistou um lugar no mercado de chás nos Estados Unidos.

Hoje, 85% dos chás consumidos por lá são servidos gelados. E, para homenagear a ideia de Blechynden, o dia 10 de junho se transformou no Iced Tea Day – quando várias lojas servem a bebida de graça para seus clientes.

Por: Marina Oliveira

Abaixo 2 receitas para refrescar o seu dia:



- CHÁ MATE COM GENGIBRE E ABACAXI
Ingredientes:
1 litro de água
10 colheres (chá) de mate a granel
½ abacaxi cortado
Caldo de 1 limão
Raspas de gengibre
1 pauzinho de canela
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela coloque a água para aquecer em fogo médio, quando ferver, adicione o chá mate e o pauzinho de canela e deixe por um minuto, desligue o fogo e tampe. Deixe a panela tampada por aproximadamente 20 minutos, depois destampe e espere esfriar.
Coe o chá, em seguida bata no liquidificador com o caldo de limão, o gengibre e o abacaxi até ficar uma mistura homogênea.
Adoce a gosto, depois coloque em uma jarra e leve à geladeira.
Adicione pedrinhas de gelo quando for servir.

- CHÁ REVIGORANTE
Ingredientes:
3 sachês de chá verde
1 maçã verde sem caroço picada
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
4 cubos de gelo
3 folhinhas de hortelã
Água

Modo de Preparo:
Coloque 1 e 1/2 xícara (chá) de água para ferver, assim que estiver fervendo desligue.  Ponha 3 sachês de chá verde e as 3 folhinhas de hortelã em uma xícara, derrame a água quente por cima e deixe em infusão por aproximadamente 4 minutos. Não deixe mais que isso para não ficar amargo. Depois retire o sachê, as folhas de hortelã e deixe o chá esfriar naturalmente.
Bata no liquidificador o chá, o gengibre, o mel e a maçã até obter uma mistura homogênea. Peneire tudo, lave o liquidificador, e coloque o líquido peneirado novamente para bater com algumas pedrinhas de gelo. Agora está prontinho para servir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!