quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SUFLÊ DE BRÓCOLIS

                                                    Maravilhoso!!!
Ingredientes:
- Molho Branco:
2og de manteiga
30g de farinha de trigo
200g de leite
QB de sal, pimenta-do-reino e noz moscada

- Creme de brócolis:
180g de brócolis
2  gemas
2 claras
20g de queijo parmesão ralado

- Suflê:
1 cebola pequena
40g de manteiga + o necessário para untar a forma
QB de sal

Modo de Preparo:
Pre aqueça o forno a 190º C.
Lave os brócolis e quebre-os em pequenos pedaços. Coloque-os em água fervente por uns 5 a 10 minutos, depende do tamanho, depois escorra a água e bata-os no processador ou no liquidificador reserve.
Fatie a cebola e leve ao fogo com 10g de manteiga e deixe até murchar.
Prepare o molho branco: Em uma panelinha, derreta 20g de manteiga, acrescente a farinha de trigo de uma só vez, toste por alguns minutos, coloque o leite morno, em fio e cozinhe por uns 5 minutos para engrossar um pouco. Coloque o molho branco em uma vasilha, acrescente o queijo parmesão ralado e o creme de brócolis.
Com a manteiga, unte um pirex (ou outro tipo de forma para suflê), para 1 litro. A manteiga deve ser perfeitamente espalhada, inclusive nas bordas, pois onde o suflê encontrará atrito não crescerá. Espalhe no fundo do pirex a cebola com manteiga. Bata as gemas com uma pitada de sal e una-as ao creme com brócolis.
Com uma batedeira elétrica monte as claras em neve com uma pitada de sal, comece com uma velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. A vasilha a ser usada deve ser muito limpa sem qualquer traço de gordura e as claras sem nenhuma "sombra" de gemas!
Incorpore as claras ao composto de brócolis delicadamente, misturando de baixo para cima e nunca em senso circular; se ver que o composto é muito grosso, amacie-o antes com uma colher (sopa) de claras em neve e em seguida incorpore o restante. Coloque o composto no pirex, enchendo uns 2/3, senão o suflê poderá derramar.
Leve ao forno e coloque o pirex na grelha a 1/3 de altura do forno, pois o calor deverá alcançar bem o fundo da forma, onde está o vapor que fará inchar o suflê. Após 5 minutos abaixe a temperatura para 180º C, e deixe assar por mais 40 minutos. Jamais abra a porta do forno antes do final do cozimento, senão perderá seu suflê!

             http://www.nabiroskinha.com/2011/11/sufle-de-brocolis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!