sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BOLO RED VELVET


- Para fazer o bolo:
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de corante alimentar vermelho
30g de cacau
30g de extrato de baunilha
200g de manteiga sem sal, amolecida
450g de farinha com fermento
300g de açúcar refinado
4 ovos grandes
360g de buttermilk (faça em casa misturando 360g de leite com suco de 1/2 limão, deixando agir 3 minutos)
10g de sal
10g de bicarbonato de sódio
10ml de vinagre de maçã

Modo de Preparo:
Pre aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda. Misture o corante, o cacau e a essência de baunilha, e reserve. Bata por 5 minutos a manteiga com o açúcar, a uma velocidade média, até que fique esbranquiçada e fofa.
Junte os ovos, um a um, acrescentando a farinha em 3 vezes, alternada com o buttermilk. Bata bem e junte o sal. Adicione o corante com o cacau e a baunilha. Misture o vinagre com o sódio e junte, por fim, à massa do bolo. Leve ao forno por 45 minutos e/ou faça o teste do palito. Tire do forno e deixe que esfrie 10 minutos antes de desenformar.


                                  


- Para a cobertura e recheio:
Ingredientes:
300g de cream cheese caseiro (aqui)
1 colher (sopa) cheia de manteiga
400g de açúcar em pó
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Bata o açúcar com a manteiga até estar bem misturado. Junte cream cheese e a baunilha, e misture tudo muito bem para obter uma mistura homogênea. Guarde na geladeira e, depois que o bolo estiver completamente frio, corte ao meio ou em três partes e recheie. Monte o bolo e termine cobrindo com um pouco de cream cheese .

Observações: Usei uma forma de 23cm e dividi em duas partes. Para fazer o bolo mais alto e dividir em três partes, faça numa forma de 20cm, forre o fundo e os lados (mais alto do que a forma) com papel manteiga.Também acrescentei um pouco de chantilly no preparo da cobertura e recheio, para ficar mais firme. Confesso que errei na hora de colocar o corante e não se misturou muito bem, conforme fotos. Mas independente desse detalhe o bolo é uma gostosura!!



2 comentários:

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!