domingo, 20 de setembro de 2015

MAÇÃ (INFORMAÇÕES, TIPOS E DICAS)


A maçã é uma das frutas mais nutritivas para a saúde e boa forma que nós temos à nossa disposição. Ela é inclusive chamada de fruta milagrosa por diversos pesquisadores, graças ao seu alto valor nutritivo e aos seus inúmeros benefícios para o nosso corpo.
Além de saborosa, a maçã também é bastante versátil, o que permite seu uso em várias receitas, como doces, tortas, sucos e purês. Vamos ver as calorias da maçã preparada de diversas maneiras e também de acordo com os principais tipos da fruta à venda no Brasil.

Propriedades da Maçã:
As maçãs são ricas em vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo e fibra alimentar. São os antioxidantes da maçã, no entanto, que a tornam uma fruta tão especial: os flavonoides e polifenois atuam no combate aos radicais livres, impedindo danos às células sadias. Isso significa que a maçã ajuda a prevenir e combater diversas doenças, entre elas o câncer, o Mal de Alzheimer e o Diabetes.
Pesquisadores afirmam que pessoas que consomem pelo menos uma maçã todos os dias têm 28% menos chance de desenvolver diabetes do que aqueles que não ingerem a fruta.
A maçã ainda fortalece o sistema imunológico, a saúde dos olhos, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), melhora o funcionamento do intestino e previne doenças cardíacas.

Tipos de Maçãs:
Existem mais de 7.500 tipos de maçã espalhados ao redor do mundo, e seu cultivo é geralmente feito em regiões de clima mais frio. No Brasil, a produção concentra-se em Santa Catarina, estado que colhe mais de 500 mil toneladas da fruta todos os anos.
Nós consumimos cerca de 6 kg/habitante/ano da fruta, o equivalente a aproximadamente 40 maçãs. Embora pareça elevado, esse consumo é quase dez vezes menor que o da Áustria, com seus 53 quilos de maçã por habitante.
Ou seja, ainda há espaço para aumentar o consumo de maçã na nossa dieta. Além da fruta fresca, também é possível utilizar a maçã no preparo de diversas receitas saudáveis, como bolo integral, suco desintoxicante e doce sem açúcar.

Vamos conhecer os principais tipos consumidos no Brasil:


- Maçã Fuji:
Seu nome deve-se à sua origem japonesa, em uma homenagem ao Monte Fuji. De aspecto firme e coloração vermelho-esverdeada, é uma das maçãs mais utilizadas no preparo de doces, geleias, saladas, tortas e bolos, pois não se desmancham facilmente. Possui polpa crocante e sabor levemente ácido.


- Maçã Gala:
Descoberta no Canadá, a maçã Gala é o tipo de maçã mais consumido no Brasil e é também a favorita para ser consumida ao natural.
Sua coloração é vermelho-amarelada, e sua polpa macia e adocicada. Com alto teor do antioxidante quercetina, a maçã gala é uma ótima opção para colocar na bolsa e consumir quando bater aquela vontade de comer um doce.
Muito utilizada em lanches, saladas, tortas, molho de maçã.


- Maçã Argentina:
Também conhecida como Red Delicious, a maçã argentina não é a favorita de muitos, já que é um pouco esfarelada e não tem sabor marcante. Apesar disso, são as maçãs de mais fácil digestão e ficam ótimas em saladas, pois absorvem bem o sabor dos molhos e temperos.



- Maçã Verde:
Conhecida como Granny Smith, essa é a maçã mais indicada para quem está fazendo dieta, pois embora não seja a menos calórica, é a que contém menos açúcar e mais fibras. De maneira geral, quanto maior o teor de açúcar, maior o número de calorias da maçã.
Crocante e levemente ácida, a maçã verde é também o melhor tipo para o preparo de tortas e para acompanhar pratos salgados.

- Dicas:
Consuma sempre que possível a maçã com a casca. Isso aumenta a sua capacidade de queimar gorduras, pois o corpo precisa gastar mais energia para fazer a digestão da fruta do que aquilo que obteve com sua ingestão. Ou seja, a maçã é um alimento de calorias negativas.
Para evitar que as maçãs escureçam após serem cortadas, pingue algumas gotas de limão sobre a área da fruta exposta ao ar;
Experimente acrescentar cubinhos de maçã verde no finalzinho do preparo do arroz integral. Além de saboroso, também ajuda a turbinar a queima de calorias;
Alterne sempre que possível os tipos de maçã na dieta para obter os benefícios de cada uma delas;
Como a maçã verde é termogênica, inclua pelo menos 1 unidade da fruta no seu cardápio todos os dias.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/calorias-da-maca-tipos-porcoes-dicas-e-receitas/
Imagem da maçã argentina http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/tipos-de-maca/232/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!