sexta-feira, 29 de abril de 2016

SOPA DE ABACATE COM TOMATE


Ingredientes:
500g abacate
Suco de 1 limão
3 e 1/2 xícara(s) caldo de galinha
1 colher(es) de sopa manteiga
1/2 xícara(s) cebola em rodelas bem finas
1 colher(es) de sopa farinha de trigo
2 xícara(s) creme de leite azedo
1 xícara(s) tomate picado sem pele e sem semente
QB de sal e pimenta-do-reino
QB de molho Tabasco




Modo de Preparo:
Bata a polpa do abacate no liquidificador, com o suco de limão e 1/2 xícara do caldo de galinha. Deve ficar um pirão fino. Despeje-o em uma panela e reserve. Em outra panela, derreta a margarina e refogue a cebola até murchar.
Polvilhe com a farinha de trigo, mexa bem e adicione o restante do caldo de galinha, batendo rapidamente com um batedor manual, até ficar uma mistura bem lisa e ligeiramente cremosa.
Tire do fogo. Junte esse creme à panela em que está o abacate. Adicione o creme de leite azedo, os tomates, o sal, a pimenta e o molho Tabasco. Esta sopa pode ser servida quente ou fria.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

MACARRÃO INTEGRAL CASEIRO


Ingredientes:
1 ½  xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá)de farinha integral
4 ovos
3 colheres (chá) de sal
QB de farinha de trigo para polvilhar a bancada





Modo de Preparo:
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, a farinha integral  com o sal e abra um buraco no centro.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.
Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver.
Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes - assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm - a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.
Para fazer o talharim: polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes - é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.
Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

- Massinha Frita:
Coloque numa panela QB de óleo, deixe esquentar e acrescente uma porção de massinha crua e frite até dourar.

Observações:
- Com essa receita você pode preparar outros tipos de macarrão. Abra a massa seguindo as instruções do passo 5 e corte no formato que desejar: lasanha, fettuccine, pappardelle ou até recheado.
- Adaptei a receita para preparar macarrão integral e como tenho a fábrica manual  de massa, utilizei para abrir e cortar. Aproveitei o corte mais fino para fazer massinha frita, conforme fotos.
... o molho?! Nem queira saber!!


segunda-feira, 25 de abril de 2016

QUIBE VEGETARIANO ASSADO



Ingredientes:
1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja, hidratada (aqui) Como preparar proteína de soja. Depois de bem sequinha, acrescentei 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu).
1 xícara (chá) de trigo para quibe, hidratado com 2 xícaras (chá) de água fria. Basta cobrir o trigo com a água, aguardar cerca de 20 minutos e espremer numa peneira bem fina.
1 cebola média picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de hortelã picadinha
Suco de um limão
1 colher de café de garam massala (se você não tiver, coloque 1/2 colher de canela e 1/2 de noz moscada só pra dar um sabor)
Farinha de rosca (se for necessário para dar liga), usei farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
QB de azeite para untar a forma




Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture a proteína de soja e o trigo para quibe e incorpore bem os dois. Depois, misture todos os outros ingredientes, menos o azeite, que vai ser usado para untar a forma.
Corrija os temperos e tente moldar os quibes no formato, se não conseguir, junte um pouquinho de farinha de rosca para dar liga. Coloque-os na forma e leve ao forno até dourar. Tem que dar sempre uma olhadinha no forno, porque ele doura um lado e tem que virar pra dourar o outro. Eu usei o forno em 200ºC.


sábado, 23 de abril de 2016

BOLO DE BANANA COM ÓLEO DE COCO



Ingredientes:
2 bananas prata maduras
1/6 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de Óleo de Coco COPRA
3/4 xícara de chá de Açúcar de Coco COPRA
QB de canela em pó
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3/4 xícara (chá) de farinha de arroz
1 pitada de sal
1 colher (chá) cheia de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de farinha de linhaça

Modo de Preparo:
Amasse as bananas e coloque no liquidificador com a água, Óleo de Coco, Açúcar de Coco, essência de baunilha e canela em pó. Em seguida, coloque em um recipiente e acrescente a farinha de arroz, o fermento, o sal e a farinha de linhaça até formar uma massa homogênea. Coloque-a em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

Observação:  receita enviada por Helena Schuck

Fonte: Autor/Fonte: Debora Marques - Alimentando Metas

quinta-feira, 21 de abril de 2016

CONSERVA DE ABOBRINHA


Por Lucelena Melo
Ingredientes:
3 abobrinhas italiana frescas cortadas em rodelas finas
- Para o Molho:
1 ramo de alecrim fresco
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de sal
QB de cebolinha verde picada
100 ml de azeite de oliva




Modo de Preparo:
Coloque as rodelas da abobrinha em água fervente por 2 minutos. Retire e molhe em água fria. Deixe escorrer toda a água. Depois mistura no molha já preparado.  Conserve na geladeira. Ótima opção para servir como entrada, no lanche e recheio de sanduiche. 

Fonte: https://mandaladossabores.com/2013/06/24/conserva-de-abobrinha-lucelena-melo/

terça-feira, 19 de abril de 2016

PÃO MARROQUINO


Ingredientes:
- Para a Massa:
180g de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de açúcar refinado
20g de fermento fresco
1 colher (chá) de páprica doce
50g de fubá
1 colher (sopa) de azeite
100 gramas de farinha de trigo
250ml de água
1 colher (chá) de sal

- Para Pincelar:
3 colheres (sopa) de gergelim




Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes da massa até obter uma massa enxuta e sem grumos. Deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em 7 porções, modele cada porção em rodelas de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro. Coloque os pães em uma assadeira levemente untada e polvilhe o gergelim. Leve ao forno alto (200°C) por aproximadamente 15 minutos ou até estarem dourados.

Observação: utilizei 1 colher (sopa) de fermento biológico.


domingo, 17 de abril de 2016

TIPOS DE VEGETARIANO


De forma genérica, vegetariano é o indivíduo que não utiliza nenhum tipo de carne (vermelhas ou brancas) na sua dieta.

Vegetarianismo é sinônimo de alimentação sem carne. Essa é a característica comum de todos os vegetarianos.

O vegetariano pode ou não utilizar derivados animais na sua alimentação.

- Ovo-lactovegetariano: é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

- Lactovegetariano: é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.

- Vegetariano estrito: é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.

- Vegano: é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais. Em inglês você vai encontrar o termo "vegan" como referência a esse indivíduo. No Brasil esse termo foi traduzido como vegano.

- Crudivorista: é, na grande maioria dos casos, um vegetariano estrito que utiliza alimentos crus, ou aquecidos no máximo a 42oC. Alguns podem aceitar leite cru e carne crua também, descaracterizando o termo vegetariano estrito. A utilização de alimentos em processo de germinação (cereais integrais, leguminosas e olegainosas) é comum nessa dieta. Diferente do que se pode imaginar, essa dieta apresenta preparações bastante sofisticadas e saborosas.

- Frugivorista: vegetariano estrito que utiliza apenas frutos na sua alimentação. O conceito de "frutos", nesse caso, segue a definição botânica, que inclui os cereais, alguns legumes (abobrinha, beringela...), oleaginosos e as frutas.

- Macrobiótico: designa uma forma de alimentação que pode ou não ser vegetariana. O macrobiótico tem um tipo de alimentação específica, baseada em cereais integrais, com um sistema filosófico de vida bastante peculiar e caracterizado. A dieta macrobiótica, diferentemente das vegetarianas, apresenta indicações específicas quanto à proporção dos grupos alimentares a serem utilizados. Essas proporções seguem diversos níveis, podendo ou não incluir as carnes (geralmente brancas). A macrobiótica não recomenda o uso de leite, laticínios ou ovos.

- Semi-vegetariano: indivíduo que faz uso de carnes, geralmente brancas, em menos de 3 refeições por semana. Alguns consideram essa terminologia quando em apenas uma refeição por semana. Esse termo ganha importância nos estudos científicos, na comparação dos efeitos à saúde entre vegetarianos e onívoros, já que, teoricamente, o semi-vegetariano consome carne, mas menos do que um onívoro. Atenção: esse indivíduo não é vegetariano!

- Onívoro: é o indivíduo que aceita qualquer tipo de alimento na sua dieta.


Fonte:  Alimentação Sem Carne, do Dr. Eric Slywitch

sexta-feira, 15 de abril de 2016

BISCOITO AMARETTO


Por Losana
Ingredientes:
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de amêndoas
1 e ½ xícaras (chá) de açúcar
2 claras em neve
1 colher (café) de essência de amêndoas
QB de açúcar de confeiteiro para polvilhar





Modo de Preparo:
Prepare uma assadeira untando-a com manteiga. Pre aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Processe a farinha de amêndoas com metade do açúcar. Sem bater, acrescente as claras previamente misturadas com o açúcar restante e a essência.
Com o auxílio de um saco de confeitar com bico perlê, faça bolinhas de 2 cm, deixando espaço entre elas. Reserve por aproximadamente por 30 minutos.
Pulverize açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem corados.

- Dicas de Mãe
Os biscoitos pulverizados com açúcar de confeiteiro ficam mais agradáveis ao paladar.

Observações: Por não ter farinha de amêndoas na minha cidade, substitui por farinha de amendoim e não polvilhei o açúcar. Mas independente disso ficou simplesmente uma delícia! Imagina com farinha de amêndoas...


quarta-feira, 13 de abril de 2016

SAGU DA NEIDE RIGO*


Ingredientes:
1 xícara de sagu
Água se for necessário
2 colheres (chá) de sementes de cominho
1 batata cozida sem pele e cortada em cubos
QB de açafrão-da-terra em pó (cúrcuma)
8 tomates cereja cortados em metades
QB de pimenta vermelha em pó
1 colher (sopa) de pimentão verde picado
¼ xícara (chá) de amendoins sem pele torrados
¼ xícara (chá) de uvas passas
QB de sal e azeite
Suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de coentro picado





Modo de Preparo:
- Para hidratar o Sagu:
Lave bem o sagu para sair o excesso de amido e deixe de molho de um dia para o outro. Coloque sobre uma peneira e deixe secar. Após seco, reserve.

- Para o Prato:
Coloque o azeite na frigideira, adicione as sementes de cominho até pipocar. Acrescente a batata cozida, o açafrão, os tomatinhos, a pimenta, o pimentão e o restante dos ingredientes. Coso fique muito seco, adicione um pingo de água e vá mexendo aos pouco. Acrescente o sagu já hidratado e reservado. Desligue o fogo, mexa bem, tampe e deixe o sagu cozinhar com apenas o calor dos ingredientes e da panela. Sirva quente ou frio.

*Neide Rigo

segunda-feira, 11 de abril de 2016

ESTROGONOFE DE BERINJELA E PALMITO


Ingredientes:
- Para o Leite de Amendoim:
1 litro de água
1½ xícara (chá) de amendoim cru com casca

- Para o estrogonofe:
125 gramas de palmito picado
1 berinjela média picada (320g)
3 tomates maduros, sem sementes e picados (180g)
1 cebola média picada
QB de Sal e pimenta do reino

- Para a Mistura que dará cremosidade ao estrogonofe:
1 xícara (chá) de leite de amendoim
4 colheres (sopa cheia) de arroz cozido
1 colher (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de catchup
1 colher (café) de mostarda em pó
QB de sal








Modo de Preparo:
- Para ao Leite de amendoim:
Bata no liquidificador a água e o leite de amendoim. Coe e reserve.

- Para a Mistura que dará cremosidade ao estrogonofe:
Em um liquidificador, coloque o catchup, o molho de soja, o arroz cozido, a mostarda, o sal e o leite de amendoim, bata tudo e reserve.

- Para o Estrogonofe:
Corte em cubos a berinjela e coloque sal.
Deixe na geladeira por algumas horas.
Despreze o líquido.
Passe rapidamente na água para tirar o excesso de sal.
Seque e leve para refogar no azeite por alguns minutos, acrescente a cebola picada e o tomate, mexendo sempre. Coloque o palmito e tempere com sal e pimenta do reino.
Por último, acrescente a mistura do liquidificador. Deixe apurar e sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.


sábado, 9 de abril de 2016

BOLO INTEGRAL

                                             Imagem: Larissa Steinhaus
Ingredientes:
60g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
3 ovos
1/2 xícara de leite desnatado
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia em flocos
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de semente de chia

                                                    Imagem: Larissa Steinhaus

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até obter um creme fofo. Em seguida adicione o leite, a farinha e a aveia e bata mais um pouco. Acrescente as claras em neve e a chia e misture. Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC, por 40 minutos ou até que espetando o bolo com um palito, ele saia limpo.

Observação: a receita e as fotos foram enviadas por Larissa Steinhaus.