domingo, 18 de maio de 2014

Nhoque de Abóbora com Manteiga de Sálvia


Ingredientes

400g abóbora japonesa ou baiana (peso de polpa após assada);
50-100g farinha de trigo;
1 ovo;
1 pitada noz-moscada ralada;
2 c.sopa parmesão ralado na hora;

Finalização

2 c.sopa manteiga com sal;
8 folhas de sálvia;
2 c.sopa parmesão ralado na hora.
modo de preparo

Descarte as sementes da abóbora e corte a em fatias de 2 cm. Forre uma assadeira com papel assa tudo e asse as fatias de abóbora por cerca de 30-35 minutos até que fiquem macias. Retire a polpa da casca e amasse-a em um espremedor de batata com um garfo ou bata em um processador. Pese para fazer a massa do gnocchi.

Com uma colher de pau ou silicone, misture a abóbora, o ovo, o parmesão, noz-moscada e a farinha. Coloque esta última aos poucos para que a massa fique seca, porém ainda leve. A quantidade de farinha dependerá do tipo de abóbora e sua umidade. Enfarinhe uma superfície e faça uma bola com a massa.

Corte em pedaços e enrole-os na bancada, enfarinhando bem à volta, até formar um rolo fino, de cerca de 2cm de diâmetro. Com uma faca ou uma espátula, corte este rolo em pedaços de 3 cm. Use as costas de um garfo para marcar levemente cada gnocchi.

Em uma panela de água salgada fervente, cozinhe os gnocchi até que subam à superfície da água por cerca de dois minutos. Enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira até que esta comece a espumar. Adicione as folhas de sálvia. Escorra os gnocchi e jogue-os diretamente na frigideira com a manteiga. Tempere com bastante pimenta do reino e sirva no prato e rale parmesão por cima.

Dica

Se a abóbora que encontrar tiver muita água (moranga, por exemplo), você pode substituir metade do peso dela por batata farinhenta cozida com casca e depois descascada enquanto ainda quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!