quinta-feira, 2 de novembro de 2017

BOLO DE CHOCOLATE COBERTO DE AMENDOIM E CARAMELO


“Caramel-peanut-topped brownie cake” do livro “Baking” de Dorie Greenspan.

Ingredientes:
- Para o bolo:
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 /4 colher (chá) de sal
8 colheres (sopa) de manteiga
125g chocolate amargo
3 ovos grandes
½ xícara de açúcar mascavo
¼ xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de xarope de milho
½ colher (chá) de extrato de baunilha

- Para a cobertura:
1 xícara de açúcar
¼ xícara de água
1 colher (sopa) de xarope de milho
1/3 xícara de nata
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de amendoim salgado







Modo de Preparação:
- Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de aro com 20 cm de diâmetro, polvilhe com farinha e forre o fundo com um pedaço de papel manteiga untado. Misture a farinha, o bicarbonato e o sal numa tigela e reserve. Coloque o chocolate e a manteiga para derreter em banho-maria. Na batedeira misture os ovos com o açúcar, acrescente o xarope e a baunilha. Junte o chocolate e a manteiga, até ficar homogêneo. Em seguida envolva delicadamente os elementos secos reservados. Despeje a massa na forma e asse por 35 minutos ou faça o teste do palito. Espere 15 minutos, remova o aro e espere esfriar. Quando estiver pronto vire-o para um prato, retire o papel do fundo e volte a virar para o prato de servir. Lave o aro, seque e aperte-o em torno do bolo.

- Cobertura:
Coloque o açúcar, a água e o xarope de milho, numa caçarola em lume médio. Ferva sem mexer até o caramelo ficar cor de âmbar escuro. Teste a cor do caramelo num prato branco. Nesta altura junte as natas e a manteiga e mexa para misturar tudo bem. Adicione o amendoim e envolva rapidamente no caramelo. Verta o caramelo por cima do bolo, espalhando uniformemente, com a ajuda de uma espátula. Espere 20 minutos para retirar o aro, passe uma faca entre o bolo e o aro para que não fique agarrado. Se a forma não permitir ( antiaderente) aqueça o aro com a ajuda dum secador de cabelo , abra e retire. Está pronto a ser servido. Corte as fatias com uma faca bem afiada.

Observação: Para o caramelo fiz as quantidades acima, metade das indicadas na receita original (exceto o amendoim) o suficiente para cobrir bem o bolo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!