domingo, 15 de maio de 2016

TIPOS DE PIMENTA

Um agradecimento especial ao MINIHELP, por permitir a postagem!


   Amada por uns e odiada por outros, ninguém consegue ficar indiferente à pimenta. Ela é designada como sendo uma espécie de condimento com sabor picante, cujo grau de ardência varia de quase nulo (pimentão) a muito forte (malagueta). Aliás, as pimentas são classificadas pelo seu grau de ardência, cuja escala vai de 0 a 10. Dependendo da espécie, a pimenta pode ser proveniente da Ásia ou da América Central.
   Existe uma grande variedade de pimentas no Brasil e no mundo. Algumas são mais conhecidas e mais agradáveis ao paladar de quem gosta de temperar sua comida. Entre os vários tipos de pimenta e as mais conhecidas destaque para a pimenta malagueta, dedo-de-moça, pimenta biquinho, pimenta de cheiro, caiena, comari, pimenta vermelha, murupi, habanero, pimenta do reino e jalapeño, considerada a pimenta mais ardida do mundo. Muitas pimentas são usadas para temperar e dar sabor aos alimentos, na produção de molhos e até para fazer geleia de pimenta.
   A pimenta é usada como tempero ou como acompanhamento de diversos pratos no mundo todo, e também no Brasil. Na culinária brasileira, por exemplo, o acarajé, xinxin de galinha e bobó de camarão são algumas comidas que levam pimenta entre seus ingredientes. Há até quem já tenha experimentado chocolate com pimenta, que dizem ser uma combinação perfeita.
   Além de ingrediente indispensável nas culinárias por todo o mundo, a pimenta traz muitos benefícios à saúde. Confira a seguir por que a pimenta deve ser incluída no cardápio alimentar.

A PIMENTA MAIS ARDIDA
   A pimenta mais ardida do mundo até pouco tempo atrás era a Bhut Jolokia, uma pimenta indiana que foi criada cruzando outras pimentas que eram consideradas as mais fortes. O resultado foi a Jolokia, pimenta que quando cortada sua sozinha. Aliás, só de olhar pra pimenta seus olhos já começam a lacrimejar. Mas a Jolokia perdeu o trono para a Trinidad Scorpion Butch T, pimenta produzida em laboratório australiano a partir de um fruto de Trinidad e Tobago.
   A avaliação do grau de ardência das pimentas é feita pela escala Scoville. Criada pelo farmacologista Wilbur Scoville a escala avalia a pungência das pimentas, que chamamos popularmente de ardência. A escala funciona avaliando quantas vezes uma pimenta precisa ser diluída em água e açúcar para perder totalmente o sabor picante. Só para se ter uma ideia, pimentas conhecidas no Brasil como a malagueta e dedo de moça ficam entre 60 a 100 mil e 5 a 15 mil na pontuação da escala. Já a Jolokia alcança absurdos 1 milhão na escala Scoville. A atual campeã, Trinidad Scorpion, alcançou 1 milhão 107 mil. A pimenta é tão braba que durante seus testes derreteu as luvas de látex usadas pelos pesquisadores. Os resultados dão conta de que se ela entrar em contato com os olhos ou a área próxima deles, pode causar cegueira temporária.
   Embora a escala de Scoville seja amplamente utilizada, alguns pesquisadores a consideram imprecisa, pois para cada pessoa o nível de ardência pode variar. Outros testes como o High-performance liquid chromatography (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), promove uma separação mais eficiente dos componentes da amostra e testes de DNA estão sendo empregados atualmente.

                                           Foto: Internet

TIPOS DE PIMENTAS DO BRASIL E DO MUNDO:

- Pimenta Bhut Jolokia:
É considerada a pimenta mais forte do mundo, recordista mundial em ardência, segundo o Guiness Book. Para manuseá-la é preciso usar luvas. Quando imatura é verde e quando madura é vermelha. Originária da Índia. Utilizada em sua forma seca quanto frescas, em saladas e molhos.

- Pimenta Americana ou Doce:
Ardência doce. Fruto alongado de cor verde intenso e brilhante. Utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão.

- Pimenta Baiana:
Forte sabor de ardência. Fruto pode ser mais alongado ou mais arrdondado. Pode ser de coloração roxa ou preta. Usada na Bahia para fazer o acarajé com sabor de pimenta.

- Pimenta Biquinho:
Não arde, mas tem sabor marcante. Fruto de formato arredondado com bico. Quando imaturo tem coloração verde escura e quando maduro, coloração verde-amarelada e vermelha brilhante.

- Pimenta Branca:
Menos picante do que a pimenta preta. É a pimenta do reino madura e seca que é descascada. Encontrada em pó ou em sementes. É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras online casino e no tempero de saladas.

- Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade:
De ardência doce. Quando imatura, a coloração é verde e quando madura é vermelha. Se aproxima mais do pimentão. Usada em saladas, cozidos e recheados.

- Pimenta Cayenne:
Extremamente picante. Cultivada com fins alimentares, medicinais, condimentares e ornamentais. Utilizada em conservas, molhos, saladas. Originária da América Latina.

- Pimenta Cereja:
Pimenta doce. O formato é de cereja. Quando madura tem coloração vermelha. Pode ser feita recheada.

- Pimenta Chili:
Extremamente picante. Originária do México. Utilizada em sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais.

- Pimenta Cumari:
Alto grau de ardência. Quando imaturo, o fruto é verde e quando maduro é vermelho. Fruto arredondado ou ovalado.
Originária do Brasil. Popular na região Sudeste. Utilizada em conservas, molhos, temperos. Também pode ser misturar ao arroz e ao feijão.

- Pimenta Cumari-do-Pará:
Sabor altamente picante. Similar à pimenta cumari. Fruto arredondado ou ovalado. Quando imaturo, a coloração é verde e quando maduro é amarelo. Utilizada principalmente em conservas.

- Pimenta Dedo-de-Moça:
Pouco picante. Quando imaturo, o fruto alongado é de coloração verde e quando está maduro é vermelho. Pode ser encontrada na forma líquida, fresca, e em conserva. Na forma desidratada, recebe o nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos.

- Pimenta Fidalga:
Também conhecida como cabacinha e/ou 7 molhos e cabaça. Quando madura, tem coloração alaranjada. Utilizada no Pato no Tucupi, prato típico da Amazônia.

- Pimenta Habanero:
Sabor muito forte, picante. Quando imatura, a coloração é verde claro e quando madura é vermelha/laranja. São encontradas pimentas desta espécie na coloração amarela e vermelha. Originária do Caribe e da Costa Norte do México. Muito utilizada em molhos.

- Pimenta Jalapeño:
Fruto cônico, quando imaturo tem coloração verde claro a verde escuro e quando maduro tem coloração vermelha.
Originária do México, sendo bastante popular no país e nos Estados Unidos. É utilizada em vários molhos para tacos, nachos e burritos. Também é processada na forma de conservas, desidratada ou em pó.

- Pimenta Luna:
Muito picante. Quando imatura, a coloração é verde e quando madura é amarela. Ideal para saladas, condimento para carnes e peixes. Originária do Brasil.

- Pimenta Malagueta:
Ardência de média a alta. Quando imatura tem coloração verde, quando maduro é vermelho. Fruto alongado. É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas. Também usada como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé.

- Pimenta Murupi:
Sabor picante. Quando imatura tem coloração verde, depois adquire um tom amarelo, e quando madura tem coloração vermelha. Cultivada na região Norte do Brasil.

- Pimenta Piãozinho:
Nível médio de ardência. Quando imatura, tem coloração verde e quando madura é vermelha. Usado fresco para temperar aves e peixes, ou inteiros em conservas no vinagre.

- Pimenta Rocoto:
Sabor frutoso e levemente tropical. Quando imatura tem coloração verde e quando madura tem coloração vermelha, amarela e marrom. Utilizada em molhos ou podem ser recheadas. Originária do Peru.

- Pimenta Serrano:
Possui mais sementes do que outros tipos de pimenta. Quando imatura a coloração é verde, e quando é madura é vermelha. Originária do México. Utilizada em molhos, salada, arroz.

- Pimenta Shishito:
Utilizada como aperitivo. Geralmente são feitas grelhadas. Originária do Japão.

- Pimenta Tabasco ok :
Saborosa e bastante picante. Quando imatura tem coloração verde e quando madura é vermelha alaranjada. Usada como molho. Originária do México.

- Pimenta Vulcão:
Sabor picante. Quando imatura, a coloração é verde e quando madura é vermelha. Usada como planta ornamental.

- Pimenta-da-Jamaica:
Pouco picante e ligeiramente adocicada. Coloração marrom. Seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. Nativa das Américas e do Oriente. É utilizada em conservas de legumes, carnes, frutos do mar. Quando é moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, sopas e molhos.

- Pimenta-de-Bode:
Alto grau de ardência. Quando imaturos, os frutos são verdes e quando maduros são amarelo ou vermelho. Pimenta arredondada e achatada. Originária do Brasil. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão. Usado também no preparo de conservas.

- Pimenta-de-Cheiro:
Há diversas variedades de pimenta-de-cheiro. Pode ser doce, levemente picante ou bastante picante. Apresenta frutos alongado, triangular, retangular e arredondado. Quando maduros, os frutos variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto. Utilizada em saladas, como condimento para carnes e peixes. Típica da culinária baiana e nordestina (xinxim de galinha e bobós).

- Pimenta-do-Reino:
Sabor forte e levemente picante. Pequena e de formato arredondado. Quando imatura tem coloração verde, mas quando madura é vermelha. Originária das florestas equatoriais da Ásia, principalmente Índia. Usada como condimentos, principalmente no tempero de carnes, aves e peixes.

- Pimenta-do-Reino Verde:
Colhida quando ainda está verde, ou seja, antes de ficar madura. É utilizada em pratos como o steak de filé mignon au poivre vert (pimenta verde em francês).

Imagens: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Gostou? Comente!!!!

Super Ofertas para você!